Seja bem vindo...

Páginas

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Pais buscam economia no material escolar

Tradicionalmente conhecido como o mês das compras de Natal, dezembro está se tornando uma excelente opção para os pais que desejam comprar os materiais escolares com mais tranquilidade. Eles escapam, também, do famoso aumento do início do ano, previsto para 10%, segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares e de Escritório (ABFIAE), conforme o Diário do Nordeste antecipou no dia 2 deste mês.

O movimento nas lojas especializadas no Centro de Fortaleza, em dezembro, está acima da média do período. Na livraria do Estudante chegou a 30% a mais que em outros meses, segundo a administradora Clariana George. "As pessoas estão procurando preços melhores e a maioria dos produtos já chegou", diz.
Clariana confirma que os reajustes que tiveram foram na faixa de 10%, com exceção das mochilas, que estão em torno de 25% mais caras. Ela espera grande movimento em janeiro e informa que quem vem antes evita o tumulto e tem um atendimento com melhor qualidade.
Facilidades no pagamento
O mesmo aumento na movimentação, 30%, foi percebido pelo gerente da Livraria Interativa, Marcos Antônio Sampaio. "Deu uma aquecida nas duas primeiras semanas de dezembro. Com a aproximação das festividades, as pessoas viajam". Sampaio notou que o cliente está pesquisando mais antes de efetivar as compras e por isso semanalmente realiza pesquisa nos concorrentes para alinhar os preços e oferecer vantagens.
Em relação ao pagamento, Sampaio informa que a loja se adequa ao bolso do cliente, com desconto de 5% à vista, parcelamento sem juros em seis vezes, cartão Vale Cultura e convênio com empresas em que o montante é descontado diretamente do contracheque do funcionário. "Temos ainda o cartão fidelidade em que o cliente reverte em mercadoria ou abate o valor de compras futuras", informa.
Já a gerente da Livraria D.Pedro, Luciana Damasceno, sentiu que o fluxo de clientes aumentou um pouco, algo em torno de 20%, em dezembro. "Nas primeiras semanas foi melhor", analisa. A movimentação entre os meses de dezembro e janeiro é 60% superior aos demais meses do ano. Mas ela ainda está na expectativa por conta da crise econômica deste ano. "Muitos pais estão dando prioridade nas compras à lista escolar dos filhos, usando até o 13º salário para pagar", comenta.
Por enquanto não estão previstos aumentos para os itens da lista das escolas, pois a D. Pedro compra com antecedência os produtos. Já nos livros, a livraria está aguardando a volta do recesso das editoras para verificar como ficarão os valores. Entre as facilidades para quem compra ainda em dezembro, a gerente destaca a tranquilidade na movimentação da loja e o melhor atendimento. Os pagamentos podem ser feitos em até seis vezes sem juros ou à vista, com 15% de desconto.
Faturamento maior
Somente as três primeiras semanas do mês registraram um aumento de vendas na casa dos 23%, em relação a dezembro de 2014, na Livraria Educativa, conforme declaração do diretor Oscar Nogueira. "Apesar da crise, as pessoas já estão procurando as livrarias para deixar tudo pronto para o próximo ano". Ele espera que o percentual de crescimento fique entre 20% e 23% no mês de janeiro.
No início do ano, ele diz que o aumento de preços será em torno de 10%. "Quem comprar em dezembro ainda pega os valores antigos. As indústrias estão com estoques", indica. O desconto oferecido para o pagamento à vista é de 10% em livros e materiais escolares. Outra opção é o parcelamento em seis vezes.
Planejamento financeiro
A representante comercial Marcela Vasconcelos, que geralmente compra em dezembro, se deslocou com uma amiga para o Centro para comprar a lista de materiais escolares da filha de três anos. "Vim com o objetivo de encontrar menos gente, ter facilidade para achar os itens e preços mais acessíveis", conta. Sem os livros, a representante já gastou R$ 500 e comunica que utiliza parte do 13º salário. "Estou pesquisando em diferentes lojas antes de comprar", diz.
A disponibilidade de tempo foi o que motivou o professor Fábio Farias a comprar agora o material do filho de seis anos. Ele optou por uma loja que já comprou em anos anteriores e na pesquisa tinha sido a mais barata. Farias conta que faz uma reserva para as contas de fim e início do ano, que incluem o material escolar, e prefere pagar à vista para aproveitar o desconto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário