Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Jovem de Fortaleza é investigado por racismo contra jornalista da TV Globo

Um notebook e quatro celulares foram apreendidos em Fortaleza, nesta quinta-feira (10), sob investigação do Ministério Público de São Paulo. Eles seriam prova de crimes de racismo cibernético realizados contra a jornalista Maria Júlia Coutinho.O suspeito do crime, de 20 anos, foi convidado a prestar esclarecimentos, mas se recusou. O perfil era falso e foi desativado, mas isso não impediu que a origem da conta fosse localizada no Ceará.

Investigação
A operação envolveu o cumprimento de 25 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça a pedido da 1ª Promotoria de Justiça Criminal de São Paulo, que investiga a postagem de mensagens racistas contra a jornalista, ocorridas em julho nas redes sociais.
Além do Ceará, a operação foi realizada em São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Goiás, Pernambuco, Amazonas e Santa Catarina. Foram apreendidos computadores e aparelhos celulares e identificados 12 suspeitos, entre eles três adolescentes. Em depoimento, alguns dos suspeitos confessaram a autoria das mensagens e apontaram outros envolvidos.
A promotoria apurou que todos os administradores dos grupos de internet nos quais as mensagens foram postadas são adultos. A investigação apura a prática dos crimes de racismo, injúria qualificada, organização cibernética e, eventualmente, corrupção de menores.
“As pessoas acham que estão navegando em um oceano de impunidade quando estão na internet, mas essa operação demonstra que todos podem ser alcançados pela lei, mesmo quando utilizam perfis falsos”, ressaltou o promotor de Justiça Christano Jorge Santos, que conduz as investigações, ainda não encerradas.
http://tribunadoceara.uol.com.br/noticias/segurancapublica/jovem-de-fortaleza-e-investigado-por-racismo-contra-jornalista-da-tv-globo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário