Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Francisco pede revisão de leis

Cidade do Vaticano. O papa Francisco pediu, ontem, que os países revejam suas leis de imigração para acolher refugiados e ajudá-los a se integrar na sociedade e se tornar moradores legais. O apelo dele chega em um momento no qual nações europeias querem fechar suas fronteiras a imigrantes e refugiados e a imigração se tornou tema de destaque na campanha presidencial dos Estados Unidos.

"Com respeito aos imigrantes, pediria que a legislação sobre a imigração seja revisada, de forma que, enquanto respeita direitos e responsabilidades recíprocos, possa refletir uma prontidão para dar as boas-vindas aos imigrantes e facilitar sua integração", declarou o papa na mensagem para o Dia Mundial da Paz da Igreja Católica.
A mensagem anual é enviada por ele a chefes de Estado e de governo, além de organizações internacionais como as Nações Unidas (ONU). "Deveria ser dada atenção especial às condições de residência legal, já que viver clandestinamente pode levar a um comportamento criminoso".
Durante uma visita ao México planejada para fevereiro, o papa rezará uma missa na fronteira com os Estados Unidos, onde se espera que ele defenda os direitos dos imigrantes. Os pré-candidatos presidenciais republicanos envolvidos na disputa pela Casa Branca em 2016 estão propondo planos para limitar a imigração ilegal, e o favorito Donald Trump ameaçou deportar 11 milhões de pessoas.
Crítica à indiferença
Francisco também pediu aos governos que impeçam a propagação dos conflitos e reduzam as dívidas dos países mais pobres, ao criticar a indiferença de um mundo saturado pela informação no que costuma denunciar como uma "terceira guerra mundial em fases", falando "das guerras e dos atentados terroristas, com trágicas consequências, os sequestros de pessoas, as perseguições por motivos étnicos ou religiosos" que marcaram 2015. A mensagem, intitulada "Vença a indiferença e conquiste a paz", será lida em todas as igrejas no dia 1º de janeiro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário