Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Escolas públicas ganham painéis solares no Ceará

Quixadá Três escolas públicas do Ceará estão sendo contempladas com um dos sistemas de geração de energia limpa mais utilizados no Planeta: painéis fotovoltaicos. As unidades de ensino beneficiadas são a Escola de Ensino Médio José Martins Rodrigues, neste Município; Escola de Ensino Profissional Poetisa Abigail Sampaio, em São Gonçalo do Amarante; e Escola de Ensino Fundamental Ernesto Gurgel Valente, em Aquiraz. Os equipamentos vão gerar energia suficiente para atender de 30% a 90% da demanda mensal de consumo das unidades de ensino.

De acordo com a Companhia Energética do Ceará (Coelce), empresa da Enel Brasil, foram investidos R$ 223.500,00 na instalação das placas nas três escolas. A inovação está sendo implantada por meio do Projeto Luzes para Aprender, parceria entre a Enel Brasil e a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).
Além de reduzir o consumo de energia e a emissão de dióxido de carbono (CO2), que é um dos principais gases de efeito estufa, pelas escolas, o Projeto também está promovendo uma capacitação em ensino digital e novas tecnologias direcionadas aos professores.
O objetivo do projeto, dentre outros, é tornar as unidades de ensino mais sustentáveis, seus professores e os cerca de 2.000 alunos mais conscientes das novas oportunidades de desenvolvimento e também sobre o consumo de energia e dos recursos naturais.
A instalação dos painéis fotovoltaicos foi realizada pela Prátil, empresa do Grupo Enel. Já a capacitação digital dos professores está a cargo da Universidade Federal do Ceará (UFC) Virtual / Proativa. O Luzes para Aprender já beneficiou mais de 70.000 escolas ibero-americanas nos últimos três anos, acrescenta a Coelce.
Em Quixadá, a geração média estimada é de 740 kWh por mês, com redução de 34% no consumo atual de energia e de uma tonelada de emissão de CO2 por ano. Os painéis solares instalados na unidade de ensino de Aquiraz têm uma geração média estimada de 1.330 kWh por mês, representando uma redução de 33% do consumo atual, evitando a emissão de dias toneladas de CO2 por ano. Na escola de São Gonçalo do Amarante, as placas promovem uma geração média estimada de 480 kWh por mês, representando a maior redução do consumo, 90% de energia atual e 0,8 tonelada a menos de CO2 por ano.
Além do Grupo Enel e da OEI, o diretor da Escola José Martins Rodrigues, Erivaldo Marinho, e os professores Valdery Sampaio e Samara Costa, coordenadores do projeto em Quixadá, agradeceram também ao professor José Aires, do Instituto UFC Virtual. Foi ele quem fez a avaliação da conscientização escolar acerca da sustentabilidade e também implantou o programa Um Computador por Aluno (UCA), desde 2010. Por meio do UCA, o representante da UFC conheceu os projetos ambientais desenvolvidos na escola.
Segundo a diretora de Sustentabilidade Ambiental da Enel Brasil, Márcia Mascotti, o processo de escolha das três escolas foi realizado pela OEI. Além do destaque em ações socioambientais, foram levados em consideração a localização dos estabelecimentos de ensino, considerando-se áreas muito ensolaradas. O objetivo era atender unidades estudantis onde não existisse energia elétrica, todavia, por meio do programa Luz para Todos, do governo federal, todas as escolas credenciadas já possuem energia elétrica.
Para marcar a concretização e o encerramento do Projeto Luzes para Todos, será realizada hoje (4), a partir das 11 horas, no auditório da Pró-Reitoria de Graduação da UFC, em Fortaleza, uma cerimônia especial. Conforme a Coelce, alunos, professores e coordenadores das escolas, além de representantes de instituições parceiras e das prefeituras das cidades que participaram do projeto estarão presentes.
Mais informações:
Coelce
Rua Padre Valdevino, 150 - Fortaleza
Telefone: 0800 285 0196

Nenhum comentário:

Postar um comentário