Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Claro é a primeira operadora a iniciar testes com frequência de 700MHz no País

A Claro inicia projeto piloto da tecnologia 4,5G em Rio Verde (GO), desta vez agregando três frequências: 700, 2.600 e 1.800MHz. Essa é a primeira vez que uma operadora utiliza a faixa de 700MHz, adquirida no leilão realizado pela Anatel em 2014, em um ambiente externo. Dessa forma, será possível acessar simultaneamente os recursos das três frequências, com uma experiência de navegação diferenciada, mais próxima do conceito 5G.

Com a combinação, será possível alcançar velocidade média 45% maior que a do 4G e velocidades instantâneas máximas próximas a 300Mbps, além de aumentar a capacidade do número de usuários navegando com alta qualidade. Haverá, ainda, melhora no sinal indoor e ampliação de cobertura 4G e 4,5G, já que as bandas de 1800MHz e 700MHz são menos propensas a obstruções.
“O uso da frequência de 700MHz é um passo muito importante para o aprimoramento do 4G e para a evolução ao 5G. Apesar de a banda ainda não estar liberada para uso comercial, os testes permitirão à Claro aperfeiçoar os serviços já oferecidos e continuar liderando a inovação em serviços móveis no país. Fomos pioneiros no lançamento do 4G no Brasil, e agora, somos os primeiros a testar o 4,5G com carrier agregation em um ambiente real”, afirma Carlos Zenteno, CEO da Claro, unidade Mercado Pessoal.
"Para avançarmos a velocidade da banda larga no Brasil, será necessário impreterivelmente utilizar a faixa de 700 MHz e, para isso, o processo de digitalização da radiodifusão deve ser implementado de acordo com o cronograma definido", garantiu o CEO.
Quando a frequência puder ser utilizada comercialmente, a promessa é que os clientes navegarão com mais velocidade e qualidade em sites e aplicativos que exigem uso intensivo de dados, como jogos online, vídeos sob demanda em alta resolução (a exemplo do Claro vídeo e NET NOW) e videoconferências.
Para a realização do piloto, a Claro garante que modernizou seus equipamentos, adquirindo radiotransmissores capazes de operar nas três frequências, e atualizou a versão dos softwares da rede.
Anápolis
Em novembro, a Claro iniciou os testes de internet 4,5G no Brasil. Anápolis (GO) foi a cidade escolhida, por sua representatividade na região Centro-Oeste e pela alta demanda pelo uso de dados móveis. Lá, a Claro utilizou, em todas as torres, o espectro na frequência 2.600MHz e, em algumas áreas especificas, 1800 MHz + 2600 MHz.
Leilão do 700MHz
A Claro adquiriu, por R$ 2,9 bilhões, o lote mais disputado do leilão de 700 MHz, promovido em setembro de 2014 pela Anatel. A licença adquirida – Lote 1 - que é de caráter nacional, contempla autorização de uso de radiofrequência de 10 + 10 MHz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário