Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Ceará recebe mais três toneladas de larvicida

Atendendo à demanda da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), o Ministério da Saúde enviou ontem ao Ceará uma nova remessa de larvicida para intensificar o combate ao Aedes aegypti. O Estado recebeu 3 toneladas do produto, quantidade suficiente para eliminar as larvas do mosquito em até 1,5 bilhão de litros de água, conforme a pasta federal. A medida é mais uma ação emergencial visando ao controle dos casos de microcefalia relacionados à infecção por vírus zika.

Segundo a Sesa, a distribuição do larvicida foi iniciada ontem. Roberta de Paula Oliveira, supervisora do Núcleo de Controle de Vetores do órgão, afirma que a substância será encaminhada de acordo com o número de imóveis em cada município, mas garante que todas as cidades serão abastecidas.
"Nós iremos distribuir para as Regionais de Saúde e elas distribuirão para municípios. Todos vão receber", destaca Roberta. "Esse larvicida será utilizado pelos agentes de endemia nas visitas casa a casa, então é importante que a população abra as portas para eles ou alertem a Secretaria se eles não estiverem passando. A eficácia desse trabalho só acontecerá se cada pessoa fizer sua parte, afinal 80% dos focos do mosquito estão nas residências", acrescenta.
Demandas
Este é o segundo lote de produto enviado pelo Ministério em menos de um mês. No dia 20 de novembro, conforme a supervisora, o Ceará recebeu 1,5 tonelada de larvicida. No total, neste ano, foram enviadas 17,3 toneladas ao Ceará.
Roberta de Paula diz que a iniciativa do Governo Federal vem como resposta ao pedido de apoio feito pelo governador do Estado, Camilo Santana, ao ministro-chefe da Casa Civil, Jacques Wagner, no início deste mês. "O governador pediu apoio no que precisarmos. Como estamos intensificando as ações, haverá necessidade de mais pessoas e mais recursos. Na próxima semana, iremos nos reunir com prefeitos e secretários de saúde para identificar as demandas e montar nosso plano de ação de acordo com o plano nacional", ressalta a supervisora.
Protocolo nacional
Também nesta segunda-feira, o Ministério da Saúde lançou o Protocolo de Atenção à Saúde e Reposta à Ocorrência de Microcefalia Relacionada à Infecção pelo Vírus Zika. O documento reúne diretrizes para profissionais de saúde sobre como prevenir, identificar e atender casos de microcefalia antes, durante e após o parto. O público-alvo do plano é formado por mulheres em idade fértil, gestantes e nascidos com microcefalia.
Na área de Atenção à Saúde da Mulher, o protocolo indica orientações às mulheres que desejam engravidar e a busca ativa das gestantes no início da gravidez para a realização do pré-natal. Já na atenção ao recém-nascido, o Ministério recomenda a realização do exame físico completo do bebê com destaque para medição minuciosa do perímetro cefálico no período de 24 a 48 horas. O perímetro menor ou igual a 32 cm será considerado microcefalia.
A pasta também determina a notificação imediata de casos suspeitos de microcefalia relacionada à infecção pelo vírus zika às autoridades.
Fique por dentro
79 casos de microcefalia em investigação
Neste ano, o Ceará já notificou 80 casos de microcefalia. Destes, um foi confirmado, no município de Tejuçuoca, e 79 continuam em investigação. Os dados são do último boletim da Sesa, divulgado no dia 11. O município com o maior número de notificações é Fortaleza, totalizando 31 casos suspeitos. Outras 29 cidades também tiveram notificações, como Barbalha, Maracanaú, Mucambo, Cruz, Juazeiro do Norte, Aquiraz, Banabuiú, Caucaia, Eusébio, Itapajé, Barreira, Bela Cruz, Canindé, Capistrano, Crato, Horizonte, Ipaumirim, Ipu, Itaitinga e Jardim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário