Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

CE é 2º no País em Pontos de Cultura

O Ceará foi classificado como o segundo estado brasileiro com o maior alcance de pontos de cultura em 2014, ficando atrás somente do Rio de Janeiro. Os dados, apurados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), integram o Perfil dos Estados e dos Municípios Brasileiros - Cultura, divulgado ontem.

No entanto, o alcance das entidades e projetos culturais certificados pelo Governo só chega a 59,8% do total de municípios cearenses, de acordo com o levantamento do IBGE.
Conforme coloca o secretário da Cultura do Estado (Secult), Guilherme Sampaio, um das metas do programa Pontos de Cultura, que hoje é nomeado Cultura Viva, é atingir 100% dos municípios cearenses.
"Esse programa é um dos estruturantes da política cultural desenvolvida pelo Ministério da Cultura (MinC). Desde o início do projeto, tivemos 240 instituições reconhecidas como pontos de cultura, sendo 40 pelo MinC e 200 pela Secult. Já houve conversas com o Ministério para que em 2016 possamos lançar mais um edital, com base na nova Lei Cultura Viva", conta o gestor.
Plano
Dentre outros aspectos, o estudo do IBGE também ressalta a ausência no Ceará de um plano de cultura formalizado, algo que só existe hoje no Amazonas, em Alagoas e em Mato Grosso. De acordo com Guilherme Sampaio, o documento já foi enviado à Assembleia Legislativa, aguardando aprovação. "O que cabe ao Governo já foi concluído. Enviamos o Plano Estadual da Cultura no primeiro semestre desse ano. É um texto discutido por toda a comunidade cultural do Estado e que traça metas para a Cultura para os próximos 10 anos", diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário