Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Capital terá mais 11 bancos na periferia

Fortaleza recebeu ontem (7), o primeiro Banco da Periferia, localizado no Vap Vupt da Messejana. Até o fim de 2016, serão inauguradas mais dez agências espalhadas pelas Regionais V, que compreende a região do Maraponga, José Walter e Bom Jardim, e VI, que inclui bairros como Passaré, Jangurussu e Aerolândia. Os bancos são voltados para moradores dos bairros com baixo índice de desenvolvimento humano.

A estimativa é que, em um ano, o banco movimente cerca de R$ 6 milhões em empréstimos para pequenos empreendedores. O projeto conta com apoio da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE). A meta é atender a 10 mil pessoas em 12 meses. O banco tem a finalidade de facilitar o acesso aos serviços bancários e financeiros para a população de baixa renda, com amplo controle social, desenvolvimento socioeconômico de bairros e favelas, além de gerar oportunidades de trabalho, emprego e renda que promovam a inclusão socioprodutiva das pessoas.
"É um banco de inclusão social e financeira dentro da política de geração de renda e capacitação da população, para fomentar a economia solidária do local", declara o titular da SDE, Robinson de Castro.
Serviços oferecidos
É possível contrair empréstimo de até R$ 600 com taxa de juros de 1,5% ao mês. Entre os demais serviços estão inclusão financeira e bancária por meio de uma plataforma móvel e gratuita (e-dinheiro); abertura e extrato de conta corrente; depósito em conta corrente e saque avulso ou por meio do celular. O banco ainda oferta as atividades do Programa de Empreendedorismo Sustentável, com ações de formalização de negócios, consultoria contábil e inscrição no Programa Feiras de Pequenos Negócios de Fortaleza.
O Banco da Periferia é desenvolvido pelo Instituto Periferia em parceria com o Instituto Palmas e a Secretaria Nacional de Economia Solidaria do Ministério do Trabalho e Emprego (Senaes/MTE). Esse é o primeiro banco em parceria com o poder público do município e com a Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus). Outros recursos estão sendo analisados junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS) para as próximas agências. No País, são 110 bancos sociais, sendo 40 deles somente no Ceará. Destes, cinco estão localizados em Fortaleza.
Mais informações:
Banco da Periferia (Messejana)

Av. Jornalista Tomaz Coelho, 602, dentro da unidade do Vapt Vupt


Nenhum comentário:

Postar um comentário