Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Cagece lança simulador para calcular tarifa extra

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) lançou, ontem, uma ferramenta que promete auxiliar no cálculo da taxa de contingência, que começa a valer em Fortaleza e nas cidades da Região Metropolitana atendidas pela Companhia a partir dos dias 19 e 20 deste mês, respectivamente. Por meio de um simulador na Internet, será possível saber qual é a meta de consumo estabelecida pela empresa para cada residência e determinar quanto a mais o usuário terá de pagar caso ultrapasse o limite.

A ferramenta, disponível no site da Cagece, permitirá que o morador acompanhe os valores para os serviços de água e esgoto e a tarifa de contingência, caso seja necessária. Para utilizar o simulador, os usuários devem, primeiramente, acessar a página e clicar no link "Atendimento ao Cliente".
Em seguida, é necessário clicar no ícone "Tarifa de Contingência" e escolher a opção "Simulador". O cliente deverá, então, informar o número de inscrição, CPF ou CNPJ, e o volume de água consumido. Além da simulação, o site oferecerá seções de respostas para perguntas frequentes e dicas para estimular a economia de água.
Média anual
A aplicação da tarifa de contingência foi autorizada pela Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle de Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (Acfor) e pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Ceará (Arce). A meta de consumo para cada domicílio será determinada a partir da média anual de utilização, calculada a partir do período de outubro do ano passado a setembro deste ano. A nova taxa cobrará 120% a mais para quem ultrapassar em 90% o consumo médio desse período.
O cliente poderá verificar qual é a sua meta na própria conta mensal ou por meio de uma carta, que será entregue em cada imóvel.
No total, os habitantes de 18 localidades estão sujeitos à aplicação da nova tarifa em suas contas de água. Ela deve começar a ser posta em prática a partir do próximo dia 19.
Os clientes que possuírem uma média de consumo de água igual ou inferior a 10m³ estarão isentos da cobrança da nova tarifa de contingência, assim como hospitais, pronto-socorros, casas de saúde, delegacias, presídios, casas de detenção e ainda unidade de internato e semi-internato de adolescentes em conflito com a lei.
A Cagece deve, contudo, aplicar os recursos arrecadados com a medida para desenvolver maneiras de reduzir o desperdício de água. Os valores apurados seguem para uma conta bancária específica que é fiscalizada pelas agências reguladoras, a fim de terem a destinação adequada.
Reajuste
Além da taxa de contingência, a Cagece conseguiu ainda aprovar junto às agências reguladoras um reajuste em todas as cidades do Ceará que utilizam os serviços da Companhia. Para o aumento, será aplicado um porcentual médio ponderado de 12,9%, de forma não linear para todas as categorias e faixas de consumo.
O último reajuste na conta de água foi registrado na durante maio de 2014, de 7,5%. Na época, foi explicado que houve uma decisão da própria Arce, em 2013, de estabelecer uma nova metodologia tarifária.
Mais informações:
O simulador de conta, assim como outras informações sobre a tarifa de contingência e o reajuste estão no site da Cagece, no endereço http://www.cagece.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário