Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Volume de vendas do varejo cearense cai 2,2% em setembro, diz IBGE

Em setembro, o comércio varejista, no Ceará recuou 2,2% frente ao mês imediatamente anterior para o volume de venda, representando o quarto pior resultado dentre todas as unidades da Federação pesquisadas, ficando atrás apenas do Maranhão (-5,3%),Mato Grosso do Sul (-3,0%) e Acre (-2,4%).

Na comparação de agosto em relação a julho, para o Ceará, o resultado não apresentou alterações e registrou um valor nulo (0,0%). No entanto, no mês de julho, comparado ao mês imediatamente anterior, o Estado também apresentou um resultado negativo, de 1,2%.
A média nacional também apresentou queda, mas um pouco mais perto da estabilidade mensal, apresentando retração de 0,5%. No entanto, esse é o oitavo resultado negativo seguido do País para índice, que conta com o ajuste sazonal.
O comércio varejista ampliado, que inclui o varejo e as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, para o Brasil, voltou a registrar variação negativa na margem, com decréscimo de 1,5% em relação a agosto na série com ajuste sazonal. A receita nominal ficou em -1,2%. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, o varejo ampliado registrou quedas de 11,5% para o volume de vendas e de 4,4% para receita nominal. No que tange às taxas acumuladas, os resultados foram: -7,4% no acumulado do ano e de -6,0% nos últimos 12 meses, para o volume de vendas, e de 1,1% e 0,1% para a receita nominal, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário