Seja bem vindo...

Páginas

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Taxa de homicídios contra mulheres cresce 140,8% em 10 anos no Ceará

A taxa de homicídios contra mulheres no Ceará aumentou 140,8 % em uma década (2003-2013), segundo o Mapa da Violência 2015 - Homicídios de Mulheres, produzido pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e divulgado nesta segunda-feira (9). O relatório indica que o Estado é o quinto mais violento do Brasil para a população feminina e o terceiro do Nordeste.

O lançamento da pesquisa conta com o apoio do escritório no Brasil da ONU Mulheres, da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos.

Em 2013, a taxa cearense chegou a 6,2 a cada 100 mil mulheres. De acordo com o Mapa, pegando somente esse último ano, o Ceará fica em oitavo lugar na lista por unidades da federação. 
No recorte entre 2006 (marca a sanção da Lei Maria da Penha) e 2013, a tendência decrescimento no Ceará permanece acelerado e coloca o Estado no terceiro do ranking nacional, com 96,1 mortes a cada 100 mil mulheres. Em primeiro lugar, está Roraima, com taxa de 131,3 e, em segundo, o Rio Grande do Norte, com 97,6 por 100 mil. 
O Brasil é o quinto país mais violento para mulheres em um ranking de 83 nações que usa dados da OMS (Organização Mundial de Saúde). No período, em média, 11 mulheres foram assassinadas no Brasil todos os dias. O Mapa aponta que entre 2003 e 2013, se as taxas de homicídios femininos das unidades da Federação cresceram 8,8%, as das capitais caíram 5,8%, evidenciado um fenômeno já observado em mapas anteriores: a interiorização da violência, num processo em que os polos dinâmicos da violência letal se deslocam dos municípios de grande porte para municípios de porte médio. 
Capitais com índices mais altos
Vitória (ES), Maceió (AL), João Pessoa (PB) e Fortaleza (CE) encabeçam as capitais com taxas mais elevadas no ano de 2013, acima de 10 homicídios por 100 mil mulheres. No outro extremo, São Paulo e Rio de Janeiro são as capitais com as menores taxas. Nesse ranking, a Capital cearense aparece em 4º lugar, com taxa de 10,4 assassinatos a cada 100 mil mulheres. Vitória está em primeiro, com 11,8; em seguida, Maceió, com 10,7 e João Pessoa, com 10,5 por 100 mil. 
Em relação aos municípios com mais de 100 mil habitantes, no recorte entre 2009 e 2013, Senador Pompeu (CE) ocupa a quinta posição, com taxa de 17,9 mortes por 100 mil,  numa lista de 100. Barcelos, no Amazonas, está na ponta da tabela, com 45,2 por 100 mil.
Casos recentes
Na semana passada, dois grandes casos envolvendo assassinatos de mulheres no Ceará mobilizaram a opinião pública. No último dia 4, dançarina Ana Carolina de Souza Vieira foi morta pelo ex-namorado Anderson Rodrigues por causa de ciúmes. Outro registro que também gerou repercussão foi o falecimento de esposa de pastor evangélico, no dia 3 de novembro. O marido, que teria executado a companheira a tiros, está foragido. 
Mais sobre o Mapa da Violência
A divulgação da pesquisa em novembro tem especial significação: início dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, ações da campanha do Secretário-Geral da ONU UNASE Pelo Fim da Violência contra as Mulheres, o Dia Internacional de Eliminação da Violência contra as Mulheres e também o Dia Nacional da Consciência Negra

Nenhum comentário:

Postar um comentário