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segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Saiba como aproveitar melhor a Black Friday

Está se aproximando um dos dias mais aguardados pelo varejo brasileiro. No dia 27 de novembro, as maiores lojas virtuais e físicas do país oferecerão promoções de produtos e serviços com descontos significativos para o bolso do consumidor. Serão 24 horas de ofertas, com um detalhe, esta pode ser a última grande chance de comprar produtos como computadores, tablets, smartphones, modems e roteadores isentos do PIS/Cofins.

A partir do dia 1º de dezembro, eletrônicos fabricados no Brasil que custam até R$ 1.5 mil passam a receber impostos entre 3,65% e 9,25%. Ou seja, mesmo que novas promoções sejam realizadas no futuro, os descontos dificilmente serão interessantes. Portanto pode ser uma boa oportunidade de fazer compras antes de um aumento de preços.
Para Juliano Motta, diretor geral do Busca Descontos, página que trouxe a Black Friday para o país, a edição deste ano, deve bater o recorde do ano passado. "As promoções variam a cada ano. Essa edição, especialmente pelo cenário econômico difícil, apostamos que os varejistas concedam bons descontos para os consumidores, com intuito de recuperar vendas e diminuir estoques", afirma.
Esperança
De acordo com o levantamento feito pela Clear Sale em parceria com o Busca Descontos, a data nesse ano deve movimentar R$ 978 milhões. O crescimento foi de 12% em relação a 2014. " É uma estimativa conservadora, porém acreditamos que a situação econômica fará com que mais consumidores fiquem atentos às ofertas. Se o varejo tiver condições de entrar com boas ofertas, podemos nos surpreender. Afinal, todo consumidor quer ter seu dinheiro valorizado, ainda mais em um ano complicado que vivemos", completa
Normalmente o consumidor acredita que todos os produtos estão em promoção no dia da Black Friday, mas não funciona bem assim. É preciso ficar alerta para não cair em fraudes. Pensando nisso, algumas instituições estão desenvolvendo ações e orientando os consumidores para que as compras ocorram sem problemas.
Consumidor
A advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Mariana Alves Tornero, lembra que o anúncio do evento é feito antecipadamente e o consumidor tem tempo para analisar os valores antes de comprar. Além de saber se a promoção é realmente boa, a pesquisa ajuda a identificar se o comerciante não está maquiando o preço. "O primeiro cuidado que o consumidor deve ter ao comprar em liquidações como essa é o de identificar os produtos que se encontram realmente em oferta. Não é raro que estabelecimentos aproveitem o chamariz da liquidação para anunciar como promocionais itens com preços semelhantes aos verificados antes do período ou que tiveram seu preço elevado pouco tempo antes para simular um desconto maior - a chamada maquiagem de preços.
Caso essa prática seja identificada, o consumidor pode procurar os órgãos de defesa do consumidor da cidade onde mora. "Tal prática se caracteriza como publicidade enganosa e o estabelecimento que a adotar pode ser penalizado", esclarece a advogada. A orientação é simples. "Faça uma lista do que se pretende comprar e um pesquisa de preços em pelo menos três estabelecimentos diferentes, com antecedência de pelo menos duas semanas", aconselha Mariana.
Outra opção para os consumidores que quiserem correr menos riscos de cair numa fraude é acompanhar os sites que participam do evento e suas promoções no site oficial da Black Friday. "Nosso site terá uma curadoria de promoções, ou seja, somente as melhores ofertas do dia no site", explica Juliano Motta, diretor geral do Busca Descontos.
Para evitar desgastes com o congestionamento da rede, é importante saber que a Black Friday tem três horários de pico: a meia-noite de quinta para sexta-feira, as 12h e 18h da sexta. Esses horários refletem a ansiedade do consumidor e disponibilidade para pesquisar, no horário do almoço, fim de expediente no trabalho ou chegando em casa. Quem puder acessar os sites em outros horários pode efetuar as compras com mais tranquilidade, em função do menor tráfego de dados.
Procon de olho
Para coibir violações por parte dos sites, o Procon de Fortaleza vai fazer uma espécie de blitz em diferentes sites. De acordo com a assessoria do órgão, desde o dia 5 de novembro, o órgão iniciou o acompanhamento dos preços dos produtos das empresas que aderiram à Black Friday. O trabalho é feito pela internet monitorando os preços para verificar se os descontos a serem anunciados correspondem com a realidade, ou seja, se existem mesmo os referidos descontos ou é uma maquiagem de preços nos produtos. Os fortalezenses podem pedir orientação também pelo número 151. "Para o dia da Black Friday, fiscais e técnicos do Procon realizarão um trabalho interno recebendo as denúncias, indo em campo para averiguar, bem como fiscalizando sites, e ainda verificando o cumprimento do Decreto Nº 7962/2013, que trata do comércio eletrônico", esclarece o assessor do Procon Fortaleza Danniel Monteiro.
Varejistas
O setor varejista atravessa um momento delicado e precisa criar promoções realmente vantajosas para um consumidor mais informado e propício a fazer bons negócios.
Para que essa data seja lucrativa, primeiramente é necessário um bom planejamento. A Black Friday exige que os lojistas preparem com antecedência o seu marketing para atender os consumidores que estão em busca das melhores ofertas.
Para o especialista em varejo Fred Rocha, as empresas podem usar, com cautela, o mote de marketing sobre a possibilidade de os produtos terem um acréscimo de 9,25% no preço final, a partir de 1º de dezembro.
Planejamento
O especialista reforça que a ideia deve ser utilizada de forma ponderada e planejada. O varejista e o fornecedor devem zelar pelo cumprimento das disposições expressas no Decreto nº. 7.962/2013, visando, assim, evitar o aumento de suas contingências, que, além de prejuízos financeiros, pode gerar uma imagem negativa para os seus negócios. Para tanto, planejamento é essencial para o sucesso da data. "Promoções reais e organização interna são os pontos chave para lojista vender na data e liquidar aqueles produtos que estão estocados', destaca Fred.
"É muito comum no Brasil o lojista achar que a promoção dele é uma promoção de verdade. Não pode ser 5% ou 10% em produtos que o consumidor não vê valor, tem que ser algo que o seu cliente veja como promoção real, que faça a diferença no bolso. O consumidor brasileiro está cada vez mais antenado e informado e, como tivemos uma Black Friday de sucesso em 2014, este ano o cliente deve chegar muito preparado e certo daquilo que precisa comprar e de quanto custa o produto no mercado nacional. Então, atenção. Nada de resgatar a "Black Fraude" do passado", conclui o especialista Fred Rocha.
Fique por dentro
Saiba como trocar produtos em promoção
As regras previstas no Código de Defesa do Consumidor com relação à troca de produtos defeituosos e prazos de entrega são válidas para compras realizadas na Black Friday?
Pela legislação, compras realizadas fora de lojas físicas, como é o caso de compras feitas pela internet, podem ser canceladas mesmo que o produto não apresente qualquer defeito, desde que dentro do prazo de sete dias contados a partir da data da entrega. Se a loja declarar possuir uma política de trocas no momento da venda, o que é bastante comum, ainda assim não poderá deixar de garantir o direito de arrependimento em sete dias.
A advogada do Idec, Mariana Alves, explica que, ao detectar um atraso, o consumidor deve entrar em contato o mais breve possível com o fornecedor, questionando o paradeiro do produto, e verificar se o atraso é justificado ou se é decorrente de negligência da empresa.
"O atraso na entrega de um produto caracteriza descumprimento de oferta, e o consumidor pode exigir, à sua escolha, desde o cumprimento forçado da entrega, ou mesmo desistir da compra, com direito à restituição da quantia antecipada, incluindo o valor pago pelo frete, até eventuais perdas e danos", completa a advogada Mariana Alves.
6ª Edição Black Friday Brasil
Das 0h de 27 de novembro às 23h59 Site oficial: www.blackfriday.com.br.

Organização: Busca Descontos
Varejistas confirmados: Marisa, GM, Nespresso, Hering, Privalia, Lojas Colombo, Hotel Urbano, Mercado Livre, Saraiva, HP, Netfarma, CVC, Bestday e Azul.


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