Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Malware é encontrado em 98% dos mais diversos setores de atuação empresariais, diz pesquisa

A Trend Micro - especializada na defesa de ameaças digitais e segurança na era da nuvem – detectou através da plataforma de proteção de ameaças Deep Discovery, os resultados desde 2013 das PoC’s (proof of concept) e os tipos de ataques mais frequentes encontrados pelos pesquisadores do laboratório de pesquisa Trend Micro em indústrias relevantes como educação, healthcare, farmacêutica, energia, tecnologia e software e instituições financeiras.

O maior índice dentre os tipos de ataques observados de 2013 a 2015, foi o de malwares com incidência em 98%. Em seguida, o aparecimento de documentos maliciosos nas redes internas das empresas surge em 86,7% dos casos analisados. Chama a atenção também os malwares achados em sistemasAndroid (38%).
O setor de educação lidera no número de ataques reportados seguido por healthcare e tecnologia e software. O aumento de ataques no setor de saúde por exemplo, é alarmante: isso significa que o acesso de hackers a registros médicos é cada vez mais atraente pois contêm uma enorme quantidade de informações pessoais não só dos indivíduos, mas de todas as suas famílias, que podem ser exploradas efetivamente em fraudes de identidade.
A implantação de botnets por parte dos cibercriminosos com 86% de casos reportados serve de alerta para as empresas: Os grupos de hackers costumam favorecer a contratação de botnets para disparar milhões de emails phishing com o objetivo de roubar dados dos usuários ou informações de cartão de crédito.
Explorações Zero – Day vem também como destaque no estudo compilado pela Trend Micro:  ataques desse tipo viabilizam infecções sem a necessidade de a vítima interagir com um link ou site malicioso e procuram brechas de segurança nos sistemas internos das empresas que podem ser usados para afetar a rede. De todos os países da América Latina, o Brasil é o líder em PoC’s reportadas com o México em segundo lugar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário