Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Encontro estadual defende a CPMF

Fortaleza. Para defender a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), prefeitos cearenses se encontram hoje em Fortaleza. O objetivo é unir esforços junto à bancada federal cearense para a sua aprovação com justa distribuição entre os entes federados.

A Aprece já realizou, em parceria com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), uma série de encontros regionais pelo Estado. A jornada municipalista em busca de uma alternativa concreta para restabelecer a saúde financeira das gestões municipais em tempos preocupantes de crise econômica culminará neste grande Encontro Estadual em favor da CPMF, a ser realizado às 9h de hoje (12), no Palácio Abolição, em Fortaleza, com a participação de prefeitos dos quatro cantos do Ceará.
Na oportunidade, o supervisor da área de serviços técnicos da CNM, Heitor Silva, também realizará uma apresentação sobre os impactos positivos da CPMF para os municípios, com ênfase nos de pequeno porte. A proposta negociada pelo movimento municipalista prevê uma alíquota de 0,38% para nova CPMF, o que configura uma elevação no projeto original do governo que previa 0,20% com todos os recursos destinados para a União. Com a alíquota maior, haverá uma repartição da arrecadação entre governo federal, estados e municípios.
A ideia seria dividir os recursos arrecadados com o tributo com os demais entes federados, repassando 0,20% para a União, 0,09% para municípios e 0,09% para os estados. A proposta defendida pela CNM e abraçada no Ceará pela Aprece, é a de que os recursos da CPMF sejam direcionados a cada município de acordo com os critérios populacionais definidos para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e que haja transferência automática da União para os demais entes federados.
No encontro, o presidente da Aprece, Expedito José do Nascimento, apresentará as sugestões coletadas nos encontros regionais, realizados recentemente em Juazeiro do Norte, Quixeramobim e Sobral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário