Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Empresas avaliam desenvolvimento regional no Ceará

Os entraves e as oportunidades de desenvolvimento para o Estado do Ceará estarão em debate no "Ciclo de Desenvolvimento Regional - Ceará Competitivo", evento realizado nesta quinta-feira, 19 de novembro, pela Câmara Americana de Comércio (Amcham-Fortaleza), no Hotel Gran Marquise, na Capital cearense, reunindo palestrantes e empresas de grande expressividade para a economia cearense e também do Brasil.

O evento terá início com a palestra do doutor em Direito Econômico e presidente da Albino Advogados Associados, Fernando Albino, sobre a importância das Parcerias Público-Privadas (PPPs). Haverá também a apresentação da pesquisa Nordeste 2022, pelo sócio da Consultoria Econômica e Planejamento (Ceplan), Jorge Jatobá, trazendo projeções sobre o Ceará para os próximos anos.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Nicolle Barbosa, será um dos destaques do encontro. Ela apresentará as oportunidades de investimento e os projetos em andamento no Estado para tornar o Ceará mais competitivo.
Outro ponto alto do encontro será um talk show envolvendo o gerente geral de Desenvolvimento de Negócios Sustentáveis da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), José Erasmo Andrade Pereira, o controller da Grendene, Emílio Moraes, e a gerente de Planejamento Financeiro do Grupo Edson Queiroz, Josiane de Araújo Niza Ramalho.
Iniciativa necessária
Para a executiva do Grupo Edson Queiroz, "a iniciativa da Amcham em promover este tipo de debate é válida e necessária". Conforme Josiane Ramalho, embora nos últimos anos o Estado tenha obtido muitos avanços, ainda existe um descompasso quando o assunto em questão é produtividade. E, segundo ela, não há outro caminho para retomar o crescimento, senão investir na produtividade das indústrias, inclusive, para a própria sustentabilidade fiscal.
É necessário ajustar o foco das prioridades para que toda a sociedade ganhe. E para isso a solução passa por diminuir a pressão nos custos operacionais das indústrias, diz ela.
"Do ponto de vista da produtividade das indústrias existem os dois lados da equação: de um lado uma receita de baixo valor agregado em função de baixos incentivos para investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D). Do outro lado, carga tributária, custos logísticos e mão de obra cara e de baixa qualificação, tendo que serem financiados pelo capital privado. Essa conta não fecha e tem contribuído cada vez mais para pressionar a margem das indústrias e a perda de competitividade. ", reforça.
"Nós reconhecemos a existência de incentivos do governo do Estado para minimizar o peso da carga tributária, mas ainda não são suficientes", afirma.
Segundo ela, no encontro, o objetivo é exatamente buscar soluções para todas essas questões que afetam diretamente a competitividade da indústria e o crescimento da economia cearense, em que o Grupo é parte relevante. "A importância do Grupo Edson Queiroz na economia do Estado do Ceará é muito grande, a começar pela geração de postos de trabalho. O Grupo possui em torno de 14 mil funcionários. Temos uma importante participação e presença no Estado", frisa.
Mais informações:
Ciclo de Desenvolvimento Regional - Ceará Competitivo

Local: Hotel Gran Marquise
Data: 19 de novembro, às 8h
Inscrições: (85) 3224.6981/3224.4242


Nenhum comentário:

Postar um comentário