Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

CE tem 22 autuações por dia com base na Lei Seca

Um levantamento feito pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) constata o aumento em 47,1% do número de motoristas flagrados por embriaguez ao volante no Estado do Ceará, no período de dez meses e meio, com base na Lei Seca, de número 11.705, de 19 de junho de 2008. Segundo os dados, em 2014, um total de 5.075 condutores foi autuado, e neste ano, até o último dia 15, 7.469 associaram bebida alcoólica e direção e foram pegos pelas blitze do órgão. Isso resulta em uma média de 22 infratores por dia.

Cada um dos autuados passou a responder processo administrativo, além do pagamento da multa no valor de R$ 1.915, 30. Após a conclusão do processo, eles ainda podem ter suspenso o direito de dirigir por 12 meses. No momento da fiscalização, a habilitação é retida, e o infrator pode retirá-la da sede do Detran, na Maraponga, em três dias após a ocorrência. Os que foram notificados no Interior, o documento pode ser resgatado na sede da Regional ao qual o município é vinculado.
Em comparação com 2013, o aumento das infrações é mais relevante: foram 3.836 autuações ou um salto de 94,7%, considerando igual período de tempo. As sanções estão previstas no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), de 2008. No caso de reincidência em 12 meses, o valor da multa dobra e o motorista tem a CNH cassada.
As blitze foram realizadas em Fortaleza (em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania), Região Metropolitana e rodovias que cortam o Ceará no Interior do Estado.
Segundo a lei, a prisão do condutor ocorre quando a aferição aponta nível superior a 0,3 miligramas de concentração de álcool por litro de sangue. Neste caso, o motorista ocorre em crime de trânsito e é encaminhado à delegacia. Nesse caso, entre janeiro e novembro de 2015, um total de 1.854 motoristas foram levados à delegacia devido ao teste do bafômetro acusar igual ou acima de 0,34mg/um miligrama por litro de ar expelido pelos pulmões.
Já o processo administrativo ocorre quando o teste de etilômetro aponta índice igual ou superior a 0,05 mg/l; ou quando o condutor se recusa a fazer o teste do bafômetro e demonstra indício de que esteja alcoolizado. "Se o motorista recusar o teste de bafômetro, o agente de trânsito pode fazer a comprovação da embriaguez através de testemunhas, vídeos e sintomas evidentes como hálito etílico, sonolência e agressividade", explica o coordenador da equipe do fiscalização do Detran-CE, Ribamar Diniz.
Veículos
Nas operações de fiscalização informal foram recolhidos 1.586 veículos, dos quais 795 carros e 791 motocicletas, por vários motivos, entre os quais está o não licenciamento anual. Também foram multados 340 motociclistas por conduzirem a moto sem capacete. Além disso, foram flagrados 151 condutores não habilitados. Ao todo, nesse período, foram abordados 29.425 veículos, conforme o levantamento.
O reforço na fiscalização, principalmente no fim de semana, é apontado por ele como um dos fatores que ocasionaram a ampliação das autuações. "Lógico que a falta de maior conscientização por parte dos próprios condutores ainda é responsável por esse aumento, mas temos trabalhado para coibir cada vez mais os abusos". Ribamar critica os aplicativos das redes sociais, onde motoristas ou motociclistas avisam uns aos outros sobre os pontos onde ocorrem as blitze. "A gente sabe que depois de meia hora, todo mundo está sabendo do local, mas contamos também com a fiscalização volante em locais estratégicos como as saídas das praias e o início da avenida Santos Dumont", diz ele, apontando que, somente a blitz não vai acabar com as infrações. "É preciso que a sociedade se conscientize cada vez mais", acrescentou o gestor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário