Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Ações buscam superar violência em Messejana

Em busca de uma manifestação positiva como resposta à violência na área da grande Messejana, evidenciada pela sequência de homicídios que vitimou 11 pessoas dos bairros Curió, São Miguel e Lagoa Redonda, na noite do último dia 11, a Central Única das Favelas (Cufa) lança hoje a página no Facebook TamoJunto Curió.

De acordo com as informações do presidente da Cufa, Preto Zezé, a fanpage reunirá mensagens de apoio de diversas personalidades da mídia, como a apresentadora Regina Casé e os cantores Fagner e Marcos Lessa. "Estamos aproveitando o momento para não deixar que essa história fique no isolamento e caia no esquecimento. E a única forma de fazer isso é trazer pessoas de fora para que assumam uma postura de solidariedade e acolhimento às pessoas daquele bairro", ressalta.
O presidente da Cufa expõe que o objetivo é ajudar os moradores do Curió e da região afetada pela chacina a enfrentar a atual situação. "As pessoas estão com uma mistura de medo, indignação e revolta. E acabam por ficar apáticos, já que ninguém age para tentar reverter a situação. Então temos que aproveitar para que essas dores sejam degraus para que comecemos a agilizar novas ações, com movimentos positivos para a população do bairro", comenta.
Uma das primeiras ações práticas será a realização de uma caminhada pela paz, que acontecerá amanhã, pelas ruas do Curió. "Queremos fazer uma série de ações naquele território. Estamos planejando uma festa de Natal, que terá as participações dos cantores Fagner e Andread Jó. Vamos ainda realizar uma celebração religiosa ecumênica, além de apresentar algumas demandas sociais da área, tentar acrescentar na agenda das políticas públicas", explica.
A Central Única das Favelas deve, ainda, no próximo sábado, lançar o projeto Atitude de Paz, que estimula os alunos a atividades lúdicas, tendo à frente a cultura Hip-Hop. Neste semana será na Escola Estadual José de Alencar, em Messejana.
Protagonismo
"A ideia é ir na escola, criar núcleos de alunos em cada um desses lugares e criar uma rede de jovens protagonistas focados em três eixos: cultura de paz, mediação de conflitos e prevenção ao uso e abuso de drogas", diz.
Preto Zezé analisa que uma das raízes do problema da violência na periferia é a ausência de políticas públicas efetivas nesses locais. "Se você olhar a quantidade de jovens que tem no Curió e fizer um paralelo com o número de equipamentos culturais, de esporte e lazer, você vê que há um abandono do Estado. O Curió não é só violência".
O presidente disse que não é possível aceitar que esse seja um fato isolado daquele bairro, porque afetou Fortaleza toda. "Isso é uma lógica que está em andamento na periferia todo tempo. Não é à toa que quatro mil pessoas morrem todos os anos e, se não entrarmos no processo de reverter essa situação, tudo corre o risco de ser esquecido".
Mais informações
A fanpage Tamo Junto Curió,com mensagens de artistas, poderá ser acessada a partir de hoje por meio do endereço facebook.com/tamojuntocurio

Nenhum comentário:

Postar um comentário