A Black Friday já entrou no
calendário do brasileiro, que espera a data para buscar preços mais atrativos e
aproveitar a oportunidade de não comprometer o orçamento do próximo ano. De
acordo com a consultoria Conversion, em 2015, 40% dos consumidores devem
antecipar as compras de Natal com as oportunidades geradas pelo evento, que
acontece ao longo desta sexta-feira (27).
Ao todo, R$ 1,85 bilhão deve ser
movimentado, valor 42% superior ao ano passado e, mais uma vez, o comércio de
produtos eletroeletrônicos deve ser o mais procurado.
Segundo
a consultoria, as compras serão lideradas pelo público feminino, que deve
representar 55% do total dos consumidores no período. Quanto aos produtos mais
cobiçados durante a campanha, eletrodomésticos (36%), eletrônicos (31%),
informática (28%) e telefonia e celulares (26%) aparecem no topo da lista.
Outras categorias com boa intenção de compra na Black Friday são moda e
acessórios (22%), brinquedos e games (18%), cosméticos, perfumaria e bem-estar
(16%), livros & revistas (14%), casa e decoração (11%) e viagens (7%).
Previsão de gastos
Um
levantamento realizado pelo Busca Descontos revela que 48,36% dos consumidores
pretendem gastar de R$ 700 a R$ 2 mil na Black Friday. De acordo com o estudo,
a segunda faixa de pretensão de compra com mais respostas é a de R$ 300 a R$
700 (18,26%). Na sequência, aparecem acima de R$ 2.001 (16,27%), de R$ 101 a R$
300 (12,49%) e até R$ 100 (4,55%).
Semana comprometida
Com o
aumento da demanda para o período de promoções, parte do comércio varejista
terá que se adaptar para conseguir atender todos os pedidos. Mas na empolgação
pelos descontos, o consumidor, que também enfrenta um cenário econômico não
muito favorável, pode acabar deixando tudo para a última hora, o que pode ter
prejudicado as vendas durante a última semana, que engloba a Black Friday.
"A
sexta-feira deve ser muito boa, porque a data foi muito bem divulgada e muitos
consumidores deixaram para fazer as compras apenas hoje. A sexta será positiva,
mas o resto da semana fica um pouco comprometido, pois as compras foram adiadas
para aproveitar os descontos apenas no dia do evento", analisou Cid Alves,
presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas).
O representante do Sindilojas disse, ainda, que não acredita que o número de
fortalezenses que deverão antecipar as compras de Natal para a Black Friday
atinja os 40%, estimando que apenas 20% aja dessa forma.
Um dos
fatores que deve pesar para evitar uma possível queda nas vendas do período de
fim de ano, acarretada pela antecipação durante a Black Friday, segundo Cid
Alves, estaria relacionada à segunda parcela do 13º salário, que deve ser paga
até o dia 20 de dezembro.
"Essa
situação é reflexo da crise pela qual o Brasil está passando, que deve mudar
até a forma de pagamento, com as pessoas preferindo fazer compras à vista e não
comprometendo o orçamento de 2016. Mas eu não acredito que chegue a esse
número", afirmou Alves.
"E
se o consumidor se antecipar, temos de considerar que daqui para o Natal as
necessidades mudem e ele vai ter de comprar dois presentes. Quando a segunda
parcela do 13º for paga, é provável que as pessoas saiam às compras
novamente", disse.
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