Seja bem vindo...

Páginas

sábado, 17 de outubro de 2015

Otimismo pela implantação do curso

Quixeramobim A um passo de uma conquista histórica para Quixeramobim. Essa é a avaliação feita pelo prefeito deste Município do Centro do Ceará, Cirilo Pimenta, acerca da visita dos avaliadores do Ministério da Educação (MEC) para implantação de um curso de Medicina nesta cidade. Para o gestor municipal, os médicos e professores do MEC, Cipriano Maia e Lyane Ramalho, ficaram surpresos com a estrutura apresentada e o sistema de assistência à saúde da população do Município.

Além dos equipamentos apresentados aos representantes do MEC, a população de Quixeramobim também fez a sua parte. O auditório da Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira ficou lotado durante a realização da solenidade de boas vindas aos visitantes. Vestidos de brancos, com apitos, lenços e balões, o público surpreendeu os avaliadores pela animação e disposição de lutar pelo curso de Medicina. Antes, havia sido realizado adesivaço e carreata pelas ruas da cidade.
Além do suporte médico à região, a aprovação do curso vai incrementar a economia local, gerando mais de 10 mil empregos direitos e indiretos na cidade. Por esses motivos, além de acompanharem a visita da Comissão do MEC com destino ao Centro do Estado, com escala na Policlínica Regional de Quixadá, e a visita ao Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), construído em Quixeramobim e com obras concluídas, aguardando o início do funcionamento, a população estava articulada.
O representante de Quixeramobim junto ao MEC pela avaliação do curso, dentista Charles Pierry Nobre, ressaltou o apoio das prefeituras de Banabuiú, Choró, Ibaretama, Milhã, Solonópole, Pedra Branca e Senador Pompeu, com quem o Município firmou convênios, como ocorreu com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), como um suporte a mais para a avaliação positiva e a possibilidade da criação de mais turmas de formandos na área médica.
Nobre explicou que para 50 alunos são necessários no mínimo 250 leitos e pelo menos 17 equipes de Saúde da Família. O Hospital Regional Dr. Pontes Neto, a Maternidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e a Secretaria Municipal de Saúde já atendem à necessidade. Quando o HRSC estiver funcionando, o número de leitos também será ampliado. Preliminarmente terá 141 funcionando, mas em plena atividade esses números chegarão a mais de 250. Incluindo os hospitais dos municípios conveniados mais turmas de futuros médicos poderão ser formadas, ressaltou.
Quixadá
Um dos principais coordenadores da mobilização de Quixadá, município vizinho que também luta pela implantação de um curso de Medicina na cidade, o diretor geral da Faculdade Cisne, José Nilson Gomes, informou que também aguarda a visita da equipe técnica do MEC. A inspeção dos equipamentos disponíveis, os quais atendem os requisitos do Edital publicado em julho passado, deverá ocorrer de 28 a 30 deste mês. Como se trata de uma inspeção técnica, está havendo um cuidado especial com a estrutura de atendimento à saúde.
Confiante, José Nilson e o grupo do movimento "Medicina em Quixadá" planejaram uma estratégia diferente da realizada em Quixeramobim. "O nosso Município atende todos os requisitos técnicos estabelecidos pelo MEC. O Hospital Maternidade Jesus Maria José possui 235 leitos, 35 a mais que o limite mínimo estabelecido. Quixadá também firmou convênio com o Hospital Municipal de Canindé, com mais 180 leitos. Eles estão funcionando. Bem diferente do HRSC, ainda de portas fechadas".
A estrutura educacional é outro aspecto positivo apontado pelo representante de Quixadá. A cidade se transformou em um dos maiores polos universitários do Estado, com cinco instituições de médio a grande porte. Em 2005 a Faculdade Católica Rainha do Sertão (FCRS) já havia ingressado com a solicitação para inclusão do curso no seu campus. Na época, os critérios para aprovação eram outros, completou Nilson.
De acordo com o MEC, além de Quixeramobim, Crateús, Iguatu, Itapipoca e Russas pleiteiam cursos de Medicina. Quixadá entrou na lista através de liminar. Iguatu e Itapipoca já receberam a inspeção. As visitas devem ser encerradas em dezembro, mas não foi divulgado a data de apresentação dos resultados. Além das seis cidades, novas vagas foram oferecidas para outros 33 municípios brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário