Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Noite de aquecimento

O evento já está estabelecido e é aguardado por aqueles que acompanham o calendário blueseiro do Estado. O Festival Canoa Blues chega à 8ª edição, neste mês, com uma escalação de artistas brasileiros e estrangeiros para dominar as noites de Canoa Quebrada, praia localizada em Aracati, distante cerca de 166 Km de Fortaleza. Lá, as performances acontecem nos dias 23 e 24 de outubro.

A espera é amenizada pelo show de aquecimento que acontece amanhã (16), a partir das 21 horas, no Espaço Rogaciano Leite Filho, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC). Sobem ao palco dois nomes destacados da cena blueseira de Fortaleza, a banda In Blues e o guitarrista e cantor Cláudio Oliveira. Segundo Carolina Adriano, produtora do Canoa Blues, o objetivo é incentivar a participação do público e despertar o interesse dos músicos cearenses a participar do evento. "É um grande intercâmbio", define.
Após as apresentações em Fortaleza, o Canoa Blues apresentará cinco shows no litoral, nos dias 23 e 24. A primeira noite será dedicada às homenagens. A obra de B. B. King (1925 - 2015), morto em março deste ano, será revistada por uma dupla de músicos cariocas, o guitarrista Maurício Sahady e o gaitista Jefferson Gonçalves. Em seguida, a banda paulista Blues Beatles lembrará da trajetória do grupo de Liverpool, que neste ano festejou o aniversário de lançamento dos 50 anos do disco "Help!". No sábado (24), o festival continua com o músico Andy Serrano, do Rio Grande do Sul, que será acompanhado pela banda cearense Blues Label. O gaitista R. J. Mischo (EUA) e o guitarrista Igor Prado, de São Paulo, completam a noite, que contará, ainda, com a tradicional "jam session", reunindo artistas de Canoa Quebrada e convidados.
O evento será encerrado no dia 30 de outubro, com a realização de uma oficina conduzida pela atriz e arte-educadora Elisângela Castro. A oficina de narrativas de histórias para crianças e adolescentes acontecerá a partir das 15h, na sede da Associação Cultural Canoa Criança, na praia aracatiense.
Mistura
Um dos mais conhecidos bluesmen do País, Jefferson Gonçalves é conhecido pela alquimia musical que desenvolve, fruto de pesquisas que realiza, na busca de criar novas sonoridades. Assim, o gaitista, encontra traços comuns entre o blues, nasceu das canções de trabalho dos escravos americanos, com os trabalhadores nordestinos, em especial, no Cariri. Ao completar 25 anos de carreira, o gaitista, comemora com o lançamento, em dezembro, de um novo álbum, em CD e LP. A produção teve apoio do público, mediante o mecanismo "crowdfunding", o financiamento coletiva via mídia digital. Esta foi a segunda campanha do tipo realizada pelo artista. "A primeira foi para a realização do DVD, em 2013", lembra, completando que o apoio foi total na segunda empreitada.
O resultado é o CD com quatro composições inéditas e cinco músicas escolhidas pelo público que colaborou, com votação via site do artista. Desde que descobriu o amor pela gaita, aos 20 anos, Jefferson Gonçalves abraçou a carreira de músico profissional, ao ingressar em bandas, iniciando pesquisas nos últimos anos.
Ao percorrer o Brasil fazendo shows não tardou descobrir o Nordeste, em especial a região do Cariri, no Ceará, parada obrigatória do músico, todos os anos. Chega a viajar até três vezes ao ano, conta. "Minhas pesquisas buscam referências e ligações entre blues, rock, jazz e ritmos nordestinos. No Cariri, conheci reisados e benditos", fala com entusiasmo.
Apesar da influência de diversas sonoridades, Jefferson Gonçalves afirma que sua música continua fiel ao blues fonte na qual permanece bebendo. O show em homenagem ao mestre da guitarra B.B.King será diferente do que apresenta normalmente com sua banda. "Será mais em cima do repertório dele", promete, dessa maneira, não terá mistura. A banda será um quarteto, seguindo o formato tradicional usado pelo gênio da guitarra.
Sobre as pesquisas, esclarece que o blues incorpora ligações com os cantos de trabalho dos agricultores, evidenciados em diferentes regiões do País, assim como no Nordeste. "São 'work songs' que vieram da África passando pelos EUA e Brasil", define.
Mais informações:
Canoa Blues - Shows de In Blues e Cláudio Oliveira, amanhã (16), às 21h, no Espaço Rogaciano Leite Filho, no Dragão do Mar (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema). Contato:www.facebook.com/canoablues

Nenhum comentário:

Postar um comentário