Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Juazeiro lidera criação de empregos no Interior

Apesar de mais da metade do mercado de trabalho cearense estar concentrado em Fortaleza e em sua região metropolitana, alguns municípios do interior do Estado têm se destacado no fluxo de empregos celetistas. Por conta de seus polos industriais, principalmente no setor calçadista, as cidades de Juazeiro do Norte e Sobral, por exemplo, apresentaram uma movimentação intensa nas contratações e demissões do último mês de agosto, revela o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Juazeiro do Norte, aliás, foi a cidade interiorana que mais contratou trabalhadores com carteira assinada em agosto, posto que foram registradas 1.499 admissões. No mesmo período, porém, o município também liderou as demissões no interior, com 1.304 desligamentos. Em Sobral, a situação foi um pouco mais grave para os trabalhadores, tendo em vista que a cidade demitiu (1.064) mais do que contratou (843), apresentando assim uma queda de 0,49% no seu quadro de assalariados.
Rotatividade elevada
"Estes números elevados, tanto de admissões como demissões, acaba evidenciando uma característica do mercado de trabalho cearense, que infelizmente possui um alto índice de rotatividade", opina o analista de Mercado de Trabalho do Sistema Nacional de Empregos/Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine/IDT), Mardônio Costa.
Segundo ele, o fato de Sobral ser muito dependente do setor industrial pesou negativamente nos resultados de agosto. "As duas cidades se apoiam muito no ramo calçadista, mas Juazeiro possui atividade turística e comercial mais forte. Sabemos que a indústria não anda muito bem neste ano e isso tem causado demissões", conta.
Destaques bons e ruins
Desconsiderando a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e os municípios de Juazeiro do Norte e Sobral, a cidade cearense que mais admitiu trabalhadores em agosto foi Granja, localizada na microrregião do Litoral de Camocim e Acaraú. No período, foram 594 contratações e apenas 29 demissões no local, o que culminou em um saldo de 565 novos postos de trabalho e variação de 78,69% no quadro de assalariados.
"É um incremento totalmente incomum. Para se ter uma ideia, Várzea Alegre, que foi o segundo colocado na relação admissão/demissão, teve alta de apenas 4,56% no período", observa Mardônio Costa.
De acordo com o analista do Sine/IDT, o que às vezes acontece é a chegada de um grande empreendimento em determinadas cidades, que impulsiona o número de contratações naquele período específico. "Como o quadro de assalariados das cidades interioranas costuma ser pequeno, quando isso acontece presenciamos grandes incrementos, como este registrado em Granja", explica Costa.
Quem também apresentou um alto nível de contratações em agosto foi Aracati (491), município que tem forte atividade turística por conta da Praia de Canoa Quebrada. Crato (381) e Russas (332) também se destacaram nas admissões do interior, mas ambos estiverem entre os que mais demitiram no período, posto que desligaram, respectivamente 420 e 392 trabalhadores, registrando assim saldos negativos no quadro.
Fortaleza
Apesar do mercado de trabalho no interior do Estado ter evoluído ao longo dos últimos anos, a capital cearense ainda concentra a maior parte dos trabalhadores com carteira assinada. De acordo com a última Relação Anual de Informações Sociais (Rais), por exemplo, a RMF representou 54% do mercado de trabalho em 2014.
Em agosto deste ano, conforme o mesmo banco de dados, Fortaleza contratou 24.472 pessoas e desligou outras 25.466. "Isso tem uma relação muito grande com o fato da Região ser responsável por quase a metade do PIB (soma das riquezas de uma determinada área) do Estado", analisa Mardônio Costa.
Ao todo, o Estado gerou 871 novos postos formais em agosto último, o que representou um crescimento sutil (0,07%) no estoque de assalariados cearense. O avanço é resultado de 42.611 contratações contabilizadas frente a 41.740 demissões, apontou o Caged.

Nenhum comentário:

Postar um comentário