Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

INSS retoma atividades, e movimento é intenso

Após 86 dias de greve, os ganhos financeiros dos servidores do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) foram mínimos, segundo a categoria, ainda assim, o acordo com o Governo Federal foi fechado. Para a população que passou quase três meses privada dos serviços, o dia de retorno às atividades ontem foi intenso. Agências de Fortaleza tiveram grande movimentação. 

O Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho e Previdência Social (Sinprece) estima que na Capital, somente na unidade do Centro, 55 mil atendimentos deixaram de ser realizados durante a paralisação.
De acordo com a assessoria de comunicação do INSS, 2.298 atendimentos foram feitos, ontem, nas oito agências de Fortaleza. No último mês de junho, antes da greve, a média era de 2 mil senhas por dia, um total de 45.503 no mês.
O atendimento da costureira Lúcia Sousa, que deveria ter sido realizado em julho, foi novamente demandado ontem na agência do Centro de Fortaleza. Após adotar uma criança de 2 anos, a costureira tentou por três vezes marcar o procedimento para encaminhar o acesso ao salário-maternidade, porém, devido à paralisação, os planos foram adiados. "Agendei e não deu certo. Agora, tenho esperança que tudo possa caminhar", afirma.
A aposentada Maria Félix de Araújo e o seu marido, José da Silva, aguardaram cerca de um mês para serem atendidos na agência da Aldeota. Ontem, o fluxo no local foi considerado regular por eles, mas o número de pessoas na unidade era alto. "Há 30 dias tentamos recorrer da suspensão de um benefício", explica ele.
Segundo o Sinprece, as atividades foram retomadas de forma regular nas 87 agências do Estado. Durante o início da manhã, o movimento foi intenso nas agências da Capital, com formação de grandes filas nas áreas externas, sobretudo, no Centro. Mas, por volta das 8h30, a movimentação já estava tranquila. Conforme o Ministério da Previdência Social, o acordo assinado prevê reajuste de 10,8% para a categoria divididos entre 2016 (5,5%) no mês de agosto e 2017 (5%) em janeiro. A negociação também contempla a incorporação da média da Gratificação de Desempenho (GDASS) aos proventos da aposentadoria dos servidores do INSS, de acordo com o Governo Federal, em três parcelas iguais, a partir de 2017.
Saiba mais
Serviços que podem ser feitos pela internet
Emissão de carta de concessão e de memória de cálculo;
Emissão de certidão para saque de PIS/FGTS;
Extrato de valores de pagamentos de benefícios;
Cálculo de Guia da Previdência Social em atraso
Serviços que podem ser feitos por telefone
Consulta de resultado de perícia médica;
Consulta sobre andamento de processos;
Agendamento de solicitação de benefícios;
Inscrição como contribuinte
Mais informações
Telefone: 135

Nenhum comentário:

Postar um comentário