Seja bem vindo...

Páginas

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Desemprego sobe entre os jovens

O número de desempregados no País não para de aumentar, apontam os dados do IBGE e do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregado), do Ministério do Trabalho. A perda de emprego e de renda, uma combinação que já vinha impondo sacrifício aos chefes de família, se estende cada vez mais à população mais jovem, segundo apontam os dados mais recentes do mercado de trabalho.

Os jovens brasileiros são uma das faixas etárias mais atingidas pelo desemprego. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) prevê que o desemprego entre os jovens com idades entre 15 e 24 anos no Brasil fique em 15,5% até o fim do ano, acima da média mundial de 13,1%.
Esse índice já fechou o ano passado em 13,4%. A desocupação entre os jovens é reflexo do avanço do desemprego no País. Segundo o IBGE, entre abril e junho, a taxa de desemprego foi de 8,3%, a maior da série histórica de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Trimestral (Pnad Contínua Trimestral) iniciada em 2012.
Nesse período, a população desocupada atingiu 8,4 milhões de pessoas. Alta de 5,3% em relação ao trimestre anterior.
Aumento da procura
Uma das razões para o avanço do desemprego na faixa de 15 a 24 anos foi o desembarque no mercado de trabalho de jovens que só estudam ou estudavam. O aumento da procura sem a respectiva colocação acabou elevou o índice de desemprego.
No entanto, mesmo quem já tem experiência profissional tem tido dificuldade para encontrar uma colocação no mercado. Os candidatos que precisam trabalhar de qualquer jeito devem até aceitar posições inferiores na hierarquia da profissão, uma carga mais pesada de trabalho, assumindo mais atribuições por um salário menor.
Temporário
O trabalho temporário neste fim de ano também pode representar uma boa oportunidade para quem está a procura do primeiro emprego, busca uma recolocação no mercado ou está atrás de uma renda extra para engordar o bolso.
Quem se encontra em quaisquer dessas situações deve ficar atento aos anúncios das agências de emprego temporário e distribuir currículos em lojas, supermercados, shoppings e centros comerciais de sua cidade ou região. Os interessados também podem consultar a relação de agências e as vagas existentes em sua cidade ou região no site do Sindeprestem (www.sindeprestem.com br).
Opinião do especialista
Patamar de 19% na Região Metropolitana
Tradicionalmente a taxa de desemprego entre os jovens é o dobro ou o triplo da registrada entre os adultos. Isso ocorre porque ele começa a procurar emprego e não para de pressionar, o que eleva a taxa. O jovem desempregado tem grande dificuldade de inserção no mercado de trabalho porque ele não tem experiência nem qualificação, então ele acaba entrando no mercado nas atividades com menor remuneração e maior jornada de trabalho.
Hoje, o desemprego entre jovens na Região Metropolitana de Fortaleza está em torno de 19%, assim como ocorre nas outras regiões metropolitanas do País. Enquanto na faixa etária acima de 29 anos a taxa é de 9%. Estes têm mais qualificação e experiência e sua inserção é mais facilitada. Então é preciso que haja políticas públicas para dar mais condições às famílias. Para que, assim, esse jovem não precise trabalhar cedo e possa ter mais estudo e a qualificação necessária para entrar no mercado.
Ediran Teixeira

Economista do Dieese-CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário