Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Censo escolar aponta queda em matrículas na rede pública

As escolas da rede municipal e estadual localizadas em Fortaleza tiveram um recuo de 15.013 matrículas neste ano, se comparado ao total de matrículas feitas em 2014, segundo dados preliminares do Censo Escolar 2015, divulgado, ontem, no Diário Oficial da União (DOU). Ao todo, as unidades públicas registraram 209.699 matrículas em creches, pré-escolas, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Capital. Deste total, 63,2% foram em escolas da rede municipal.

Os dados do Censo Escolar, na rede municipal, dão conta dos registros feitos em modalidades de ensino de tempo parcial e integral. No total, o recuo nas escolas públicas municipais foi de 4.862 alunos. As únicas categorias que, conforme o Censo Escolar, tiveram incremento no número de matrículas foram as creches de tempo integral, com 432 novos estudantes, os anos iniciais do Ensino Fundamental em tempo integral com acréscimo de 5.438 alunos e os anos finais do Ensino Fundamental em tempo parcial, com o maior aumento, de 14.705 vagas, se comparado aos dados consolidados de 2014.
Recuo
Os anos iniciais do Ensino Fundamental em tempo parcial foi a modalidade que teve o maior recuo nas escolas do município com redução de 10.742 alunos, passando de 70.738 em 2014 para 59.996 este ano. Creches parciais, pré-escolas e EJA do Ensino Fundamental também apresentaram queda.
Nas escolas da rede estadual situadas em Fortaleza, o decréscimo constatado foi de 10.257 matrículas. Dentre todas as etapas ofertadas pela rede estadual de ensino, somente o EJA de ensino médio teve aumento de alunos, com 82 novas vagas. Já os anos finais de Ensino Fundamental em tempo integral gerenciado nas unidades escolares pelo Estado, foi a etapa que teve maior recuo de vagas, com 4.507 matrículas a menos do que em 2014, quando o total foi de 6.228.
No Ensino Médio - que concentra o maior número de matrículas da rede estadual com 70.545 estudantes - a redução foi de 3.024 alunos neste ano, já que em 2014, o Ministério da Educação (MEC) contabilizou 73.569 alunos nos estabelecimentos estaduais do tipo localizados na Capital.
Diferenças
A redução verificada pelo resultado preliminar contrasta com os resultados alcançados em 2014, quando o Município de Fortaleza comemorou o crescimento da procura pelas escolas públicas após anos de recuo. Quando divulgado os registros feitos em 2014 em comparação com 2013, o Ministério da Educação havia confirmado um crescimento 9,9% no número de matrículas da educação infantil em Fortaleza.
Outros acréscimos também haviam sido registrados entre 2013 e 2014. O maior deles havia sido constatado no EJA, com incremento de 27,4% das matrículas. Neste ano, em comparação com 2014, o cenário foi de recuo, com queda de 12,1% na modalidade que envolve jovens e adultos.
Os dados preliminares do Censo Escolar são divulgados anualmente pelo MEC em formato de Portaria para conhecimento das unidades escolares e para nortear a formulação de políticas públicas.
Procurada pela reportagem, a Secretaria da Educação (Seduc) informou que "fará um estudo a respeito dos dados do Censo Escolar 2015 e somente após a análise deste material irá se pronunciar sobre o assunto".
Dados
Os dados apresentados ontem pelo Ministério da Educação ainda são passíveis de mudanças. Caso seja necessário, os diretores das escolas poderão, nos próximos 30 dias, verificar e corrigir as informações já apresentadas, por meio da ferramenta virtual Educacenso.
A contabilização dos números de matrículas é um dos meios utilizados pelo Ministério da Educação para definir os repasses de recursos, bem como a execução de programas e políticas públicas para a área, como o Dinheiro Direto na Escola e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável por coordenar o levantamento, até 30 de novembro, o número de matrículas presenciais efetivas será enviado, com a divulgação do resultado final do Censo Escolar prevista para 29 de janeiro de 2016.
A etapa seguinte, com início em fevereiro de 2016, será dedicada aos dados de rendimentos e movimento escolar dos estudantes declarados no Censo. A partir desses resultados é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador utilizado como referência para traçar as metas do Plano Nacional da Educação (PNE). Os dados finais relativos ao levantamento devem ser divulgados pelo Inep em maio de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário