Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

217 mil já concluíram o ensino médio

Faltando dois dias para o início do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, que começa no próximo sábado (24) e será realizado por 7.746.284 pessoas, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o perfil do participante cearense: dos 458.608 candidatos do Estado, 217.211 (47,3%) já concluíram o ensino médio.

Há quem preste o exame sem ter concluído o ensino médio, quem vá terminar em 2015 e os que já passaram por essa etapa em anos anteriores. De acordo com dados do Inep, em todo o Brasil, 4.491.953 inscritos já terminaram o colegial, o que representa 57,9% do número total de candidatos.
Acostumado a lidar com estudantes do 3º ano, o professor de Matemática Davidson Estanislau ressalta que, muitas vezes, os alunos não conseguem ingressar nas universidades públicas logo na primeira tentativa. Com isso, acabam optando por tentar novamente.
"As pessoas querem testar seus conhecimentos. Outro motivo é que nem sempre o aluno que termina o ensino médio está preparado, principalmente os das escolas públicas. Ele acaba precisando fazer mais vezes e decide tentar até passar. Poder tentar uma vaga em qualquer local é muito válido", afirmou o docente.
Segundo o Inep, 1.649.848 brasileiros que farão o exame concluem o ensino médio neste ano. A porcentagem de 21,3% nacional é inferior, se comparada à do Ceará, onde 117.947, ou seja, 25,7%, são estudantes regularmente matriculados em escolas públicas ou privadas.
Representando os milhares de candidatos do Ceará, está Lucas Fernandes, 23. Já matriculado em uma instituição particular de ensino superior, o inscrito permanece em busca por uma vaga na Universidade Federal do Ceará (UFC).
"Passei o ano estudando em casa, fazendo uso de tudo que é disponibilizado na internet. É a segunda vez que participo do Enem e vou sair de casa com bastante antecedência nos dois dias de provas", adianta.
Cenário
Ainda de acordo com a situação escolar, os dados revelam que 12.909 cearenses não têm previsão imediata para concluir o ensino médio. Outros 110.541 concluirão após 2015. Devido à importância do exame e a fim de garantir vaga em uma universidade pública já após o 3º ano, muitos estudantes matriculados no penúltimo ano escolar optam por já começar a treinar. É o caso da jovem Ivna Barbosa. Com 16 anos e matriculada em uma escola particular, a estudante se prepara há anos exercitando questões estilo Enem.
"Ainda estou no segundo ano, mas já participei ano passado e vou de novo neste ano. Sempre participo, já que quero adquirir experiência e estar bem preparada. Vou almoçar mais cedo para chegar a tempo da prova", conta a estudante, que deseja ingressar no curso de Medicina.
O perfil do candidato brasileiro e do cearense ainda revela que a inscrição de pessoas do sexo feminino superou a do sexo masculino. No Ceará, a contagem é de 250.847 mulheres, uma diferença de, aproximadamente, 43 mil. Segundo o Inep, a quantidade de pessoas que serão submetidas ao Enem e não pagaram a taxa é maior se comparada ao número dos que depositaram o valor de R$ 63. Em todo o País, 74,3% dos participantes declararam carência ou são estudantes do 3º ano da rede pública, o que configura a isenção. No Estado, o cálculo é maior: 395.560 isentos, ou 86,2% da quantidade total.
O aluno Joel Ricardo de Oliveira é um dos matriculados na rede pública estadual que usará o Exame para concluir o ensino médio. Com 16 anos e matriculado no 3º ano do ensino médico da Escola Estadual Lions Jangada, Joel Ricardo conta que já sabe como chegar ao seu local de prova e tem a ajuda de professores na reta final.
"Quero Educação Física e passei o ano estudando no colégio. Nesta semana, os professores estão de plantão e eu fui para o aulão com dicas para tirar mil na redação. É uma etapa muito importante", diz.
Sobre o número de atendimentos, o Inep diz que no Ceará 67 idosos farão a prova, além de oito travestis ou transexuais, 441 lactantes, 388 gestantes e 2.403 guardados de sábado.
Projeto
Quem também se preocupa com o Enem é professor de História Nivaldo Mauro dos Santos. Ele criou, em março, um projeto itinerante para beneficiar estudantes de diversas comunidades. Sem apoio de instituição, o projeto Cubo Mágico, composto por 15 professores, proporcionou, semanalmente aulões voltados para o Enem. A última aula de véspera foi ministrada no Mondubim, no último sábado. 
Mais informações
Neste ano, os endereços dos locais de prova só podem ser consultados por meio do site do Inep. Para conhecer o seu, o candidato deve acessar http://enem.inep.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário