Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Vereadores assinam novo pedido de CPI

Quase uma semana após o cancelamento na Câmara Municipal da investigação que trataria de possíveis irregularidades cometidas pela Companhia Energética do Ceará (Coelce) em Fortaleza, começaram a ser coletadas, ontem, assinaturas para que novo requerimento para apuração da "má prestação de serviço da Coelce". Ele é assinado por Joaquim Rocha (PV), Deodato Ramalho (PT) e Robert Burns (PTC).

O primeiro documento tratava da ampliação e manutenção da rede de iluminação pública de Fortaleza. Já o elaborado nesta semana salienta a necessidade de apurar as recorrentes reclamações contra a companhia, como problemas da falta de ampliação de rede, que proporciona demoras 'injustificáveis' em novas ligações e de ampliação no fornecimento de energia e contas em duplicidade.
"A Coelce tem o monopólio desse serviço essencial ao Estado e, claro, em Fortaleza, daí certamente advém a falta de eficiência da companhia no cumprimento de suas obrigações para com os cidadãos fortalezenses e seus negócios", atesta.
De acordo com os parlamentares, além dos problemas na prestação de serviço, há registro de postes danificados que causam impacto ambiental à cidade.
"Apurar a prestação de serviços realizada pela Coelce à cidade de Fortaleza, em face das denúncias de falta de investimentos na ampliação da rede de energia elétrica, emissão de contas de cobrança em duplicidade, cobrança indevida de valores e má destinação de postes danificados, causando impacto ambiental negativo à cidade", destaca.
Joaquim Rocha, autor do primeiro requerimento do ano de 2014, destaca que a ideia é colher o mínimo de 16 assinaturas até o fim desta semana para que o pedido seja protocolado no Departamento Legislativo.
Ele explica que o documento foi elaborado na última segunda-feira por Deodato Ramalho visando ao cumprimento do Regimento Interno para não ser questionado como o primeiro. "É na mesma linha do outro só que dentro do Regimento. E temos que coletar pelo menos 16 assinaturas", aponta.
Escolha dos membros
Na última quinta-feira, ao identificar falhas regimentais, a Câmara anulou a CPI da Coelce. Na quarta, Deodato Ramalho e Joaquim Rocha haviam sido escolhidos presidente e relator do colegiado, respectivamente.
Após as definições na comissão e a preocupação de assessores e vereadores sobre questionamentos que poderiam ser feitos, o presidente da Câmara Municipal, Salmito Filho, reconheceu erros no processo de formação da CPI, afirmando que foram identificados problemas no prazo de abertura da comissão, na eleição para condução do colegiado e no fato determinado pelo requerimento.
Segundo ele, a eleição para condução dos trabalhos da CPI foi incorreta, pois a instalação da comissão não foi publicada no Diário Oficial do Município. Na anulação, foi observado que os integrantes da comissão a ser criada devem ser os mesmos escolhidos para a anterior.
O nome de Robert Burns é recorrente quando se trata CPI da Coelce. Desde o início do ano, a Casa passa por debates polêmicos. Antes do recesso parlamentar, o vereador entrou com um pedido de CPI sobre o tema. Entretanto, o documento foi arquivado pós alguns vereadores retirarem o apoio ao requerimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário