Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Vacinação é prorrogada até o dia 10

A Campanha de Vacinação contra a Poliomelite foi prorrogada até o dia 10 de setembro pela Prefeitura Municipal de Fortaleza. A meta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é imunizar 95% de 156.080 crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos. Até o último dia 31, foram vacinadas 107.139 mil crianças, ou seja, 69% da meta.

A vacina é disponibilizada em todos os postos de saúde da Capital, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30. Nos fins de semana, o Posto de Saúde Paulo Marcelo, no Centro, vacina no horário de 8h30 às 16h30.
De acordo com a coordenadora de imunizações da SMS, Vanessa Soldatelli, a vacina é a única forma de proteger as crianças da paralisia infantil.
No Ceará, 73 municípios cumpriram ou superaram a meta de vacinação. Em todo o Estado a cobertura vacinal ficou em 76,24% . Já no Brasil, este número ficou em 72,30%.
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. Apesar do nome, a doença também pode afetar adultos.
A vacina é administrada de forma oral e protege contra três tipos de poliovírus, não tendo nenhuma contra indicação. Entretanto, se a criança apresentar algum quadro de febre antes da vacina, a recomendação é adiar o acesso à dose até que ela se recupere. A intenção é não atribuir a manifestação de doença à vacina.
Ocorrências
Há 26 anos nenhum caso de paralisia infantil é registrado no Brasil, entretanto, existem países onde a doença é endêmica. Neste ano, até o dia 16 de junho, já foram contabilizados 28 ocorrências de poliomielite no mundo, 25 no Paquistão e três no Afeganistão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário