Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Número de mortes violentas aumenta 15,6% em agosto

O número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) ocorridos em agosto cresceu 15,6% em comparação com igual período de 2014, conforme dados divulgados, ontem, pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Foram registrados 356 assassinatos, entre homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, no Estado. O titular da SSPDS, delegado federal Delci Teixeira, disse que tem explicações, mas elas não justificam os números.

"Os dados foram ruins. Perdemos o mês de agosto. O que posso dizer aqui explica, mas não justifica. O que temos que fazer, e estamos fazendo, é reuniões constantes com os comandos procurando saber onde nossas ações não obtiveram as respostas adequadas. Temos que achar como ultrapassar nossos problemas, mesmo com os obstáculos que estamos encontrando", declarou Teixeira.
Se a comparação for feita em relação ao acumulado entre janeiro e agosto, foi computada uma redução de 11,1% , no número de CVLIs em todo o Ceará. São 2.634 casos neste ano, contra 2.963 em 2014. O coronel PM Lauro Carlos de Araújo Prado, secretário-adjunto da SSPDS, disse que algumas Áreas Integradas de Segurança (AISs) estão apresentando índices muito ruins e merecem uma atenção especial. Segundo ele, as seccionais de Sobral, Crateús e Quixadá foram as que tiveram os piores desempenhos no período.
"É claro que todo o Estado tem que melhorar, mas estas AISs precisam de um reforço, para que o sistema funcione como um todo. Não adianta olharmos só para um ponto e esquecermos de outro. Nossa meta e nosso esforço têm sido para reduzir os índices de crime em todo o Estado", afirmou Prado.
Delci Teixeira ressaltou que, a exemplo do Interior, as AISs de Fortaleza também não obtiveram bom desempenho. "Apenas duas empataram com o mês anterior, a da Orla e da Aldeota. Todas as outras quatro perderam", declarou. A seccional de Russas foi a que conseguiu a maior recuperação e obteve os melhores resultados.
Múltiplas mortes
A governadora em exercício Izolda Cela, esteve na SSPDS durante a apresentação das estatísticas. Segundo ela, as diversas ocorrências com múltiplas mortes influenciaram o aumento do número de assassinatos. Em agosto foram registrados 14 casos com mais de uma vítima: duas chacinas com cinco mortos cada, dois triplos homicídios e dez duplos.
Izolda Cela afirmou que este não é um cenário desejável, mas algo que acontece com projetos iniciados em "patamares muito comprometidos". "A meta de redução é 6%. É claro que trabalhamos por muito mais e já tivemos meses com reduções importantes. É normal nesse percurso termos esses picos. Não entendemos que a perda desse mês signifique uma interrupção no processo de redução, mas como algo não desejável", explicou.
Para Izolda Cela, é preciso continuar o projeto, que deverá render bons frutos nos próximos meses. "Agosto foi um mês difícil. Tivemos ocorrências mais dramáticas, mais gravosas. Além disto, também tivemos situações ligadas à instabilidade de Centros Educacionais e delegacias. Não temos ilusões com relação a receitas imediatas, mas a certeza de que seguindo nesse passo temos a possibilidade de trazermos para a população cearense uma sensação de segurança", afirmou.
Acidentes
A SSPDS divulgou também os números de acidentes nas rodovias estaduais, em agosto. Conforme os dados, a redução foi de 10 %. Aconteceram 36 sinistros fatais no último mês, contra 40 em igual período de 2014. Foram apreendidos 4.761 veículos irregulares nas CEs. Izolda Cela disse que a redução é importante e impacta outros segmentos além da segurança, como a saúde. "Fico muito entusiasmada com esse resultado que a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) vem obtendo. Além da redução de danos para as vítimas e as famílias, segmentos como a saúde, por exemplo, são beneficiados. Quando se tem um trânsito pacífico, conseguimos desafogar hospitais importantes. O IJF, que é uma unidade de trauma é um dos que são impactados".

Nenhum comentário:

Postar um comentário