Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Estiagem provoca tensão na Região Central do Ceará


Quixeramobim. A estiagem prolongada está começando a deixar os trabalhadores rurais desesperados no Interior do Ceará. Segundo lideranças classistas, a situação é mais crítica na região dos Inhamuns e no Sertão Central, onde pescadores e agricultores começaram a se mobilizar e realizar manifestações.

As últimas delas ocorreram em Quixeramobim, no Sertão Central do Ceará, onde, na última quarta-feira, dezenas retiraram os servidores públicos do Paço Municipal e fecharam o prédio. Em Quixadá, a manifestação ocorreu no Centro da Cidade, no prédio da Caixa Econômica Federal (CEF).
Em Quixeramobim, o movimento foi liderado pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar (Sintraf) e o Movimento de Luta Pela Terra (MLT). A categoria reivindica a distribuição de 500 cestas de alimentos, a perfuração de poços profundos nas comunidades rurais, a construção de 60 unidades de cisternas de placas, e o funcionamento imediato do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC).
A pauta de solicitações, com 21 itens, foi entregue aos representantes da Prefeitura de Quixeramobim, para encaminhamento ao gestor municipal, logo após uma caminhada realizada pelo Centro da cidade.
Segundo o presidente do Sintraf de Quixeramobim, Gleidson Araújo, outras sete reivindicações foram encaminhadas ao secretário estadual do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira. Eles querem, dentre outras medidas, a liberação imediata de 108 propostas do Fundo Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Fedaf) por parte da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) e do Banco do Nordeste (BNB). Enquanto as reivindicações não forem atendidas, eles pretendem permanecer acampados na frente da Prefeitura.
Para demonstrar a situação de penúria enfrentada por eles, despejaram dezenas de pedaços de ossos de animais, mortos pela fome e pela seca, no jardim do prédio administrativo da Prefeitura. No início da manifestação, o prefeito de Quixeramobim, Cirilio Pimenta, estava em Fortaleza. O secretário de Administração e Finanças, acompanhado do presidente da Câmara Municipal, Everardo Júnior, seguiu ao encontro dos agricultores e intermediou o diálogo preliminar com os líderes do movimento.
Entretanto, no início da noite, o prefeito já estava reunido com os manifestantes e já começou a atender as demandas de competência da sua administração. Uma delas era o fornecimento de água por meio de carros-pipa, para as comunidades onde o abastecimento está mais crítico.
Segundo a assessoria de Cirilo Pimenta, ele já agendou encontro dos líderes do movimento com o secretário Dedé Teixeira. Ao término da reunião, o prefeito ainda se reuniu com o restante dos agricultores. Eles aceitaram as propostas e retornaram para suas residências.
Em Quixadá, outro grupo de trabalhadores rurais marchou pelas ruas da cidade, em direção ao Banco do Brasil. Foram atendidos pela gerência e seguiram para a agência da Caixa. Houve ameaça de invasão. Eles reivindicavam a liberação de recursos para a continuação das obras do "Minha Casa, Minha Vida".
Conforme os manifestantes, a construção do maior conjunto habitacional do governo Federal, com mais de 1.600 unidades, parou. Eles querem o retorno imediato dos serviços e também a liberação de assentamentos rurais na região.
Mais informações:
Prefeitura de Quixeramobim

(88) 3441-1326
Prefeitura de Quixadá
(88) 3412-6210
Rua Tabelião Enéas, 649, Centro


Nenhum comentário:

Postar um comentário