Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Brasil alcança meta de redução da mortalidade infantil da ONU

O Brasil é um dos países que conseguiram uma redução significativa da mortalidade infantil. O País é um dos 62 que conseguiram alcançar o Objetivo do Milênio da ONU do corte de dois terços nos índices de mortalidade infantil entre 1990 e 2015. Os dados são do relatório Levels and Trends in Child Mortality 2015 (Níveis e Tendências em Mortalidade Infantil), divulgado nesta terça-feira (9) pela Unicef, Organização Mundial de Saúde (OMS), Banco Mundial e o Departamento daONU para Questões Econômicas e Sociais (Undesa).

Das 61 mortes registradas a cada 1.000 nascimentos em 1991, o país chegou a 16 a cada 1.000 esse ano, uma redução de 73%. No entanto, o relatório destaca que embora o Brasil tenha diminuido a desigualdade entre as regiões, elas ainda persistem dentro do País. O Brasil tem mais de mil municípios (de um total de cerca de 5.500) com menos de 5 mortes a cada 1.000 nascimentos, enquanto em 32 municípios este índice passa de 80. Além disso, o relatório ainda apontou que crianças indígenas têm duas vezes mais probabilidade de morrer antes de completarem um ano de idade do que as outras ciranças brasileiras.
Ainda de acordo com o relatório, a mortalidade infantil no mundo caiu mais da metade nos últimos 25 anos. Apesar dos avanços considerados substanciais, a OMS alertou que 16 mil crianças menores de 5 anos morrem todos os dias no mundo e que a queda de 53% não é suficiente para alcançar a meta de reduzir em dois terços o índice até o final deste ano. Atualmente, cinco em cada dez mortes de crianças são registradas na África Subsaariana e três em cada dez, no Sul da Ásia.
“A maior parte das mortes entre crianças pode ser facilmente evitada por meio de intervenções comprovadas e prontamente disponíveis”, destacou a OMS. Os dados indicam que a redução da mortalidade infantil no mundo pode ser acelerada de forma considerável se os esforços se concentrarem nas regiões onde os índices são maiores e em recém-nascidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário