Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Aprovada cota para mulheres no Legislativo


Brasília O Senado também aprovou, ontem, em segundo turno, a proposta de emenda à Constituição que institui cotas para mulheres na Câmara dos Deputados, nas Assembleias Legislativas, na Câmara do Distrito Federal e nas Câmaras municipais por 52 votos favoráveis e cinco contrários. A proposta segue para análise dos deputados.O texto estabelece a reserva de vagas nas próximas três legislaturas, sendo 10% das vagas disponíveis nas eleições de 2016, 12% no pleito de 2018 e 16% nas eleições de 2020. Caso o percentual mínimo não seja atingido, as vagas serão preenchidas pelas candidatas com a maior votação nominal individual entre os partidos.

Atualmente, dos 81 senadores, apenas 13 (16%) são mulheres. Já na Câmara, das 513 cadeiras, apenas 51 (10%) são ocupadas por mulheres. Em junho, uma proposta semelhante foi rejeitada pela Câmara por apenas 15 votos. O texto estabelecia uma cota de até 15% para mulheres nos parlamentos brasileiros.
O senador Magno Malta (PR-ES), reclamou da referência apenas à palavra gênero no texto e disse que isso permitiria, no futuro, o pedido de cotas para transexuais e homossexuais.
A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) sugeriu, então, incluir no texto os termos "gênero masculino" e "gênero feminino".


Nenhum comentário:

Postar um comentário