Seja bem vindo...

Páginas

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Tecnologia encurta distâncias para auxiliar o conhecimento

Há anos, a tela do computador media experiências e histórias de vida. Potencializada a partir da disseminação da tecnologia, a educação a distância - que, em séculos passados, já acontecia através de outros meios de comunicação - é um dos caminhos pelos quais as pessoas se inserem em novos contextos sociais e culturais ao adentrarem em ambientes diferenciados de ensino e interação social.

No Ceará, levantamento da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) revela que cerca de 15 mil alunos da rede pública já participaram de curso a distância oferecido pelo Estado. A partir do dia 1º de setembro, estudantes poderão se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) assistindo a um curso online, promovido pelo Centro de Educação a Distância do Estado do Ceará (CED).
No entanto, as experiências vão além, já que muitas pessoas buscam aperfeiçoar também conhecimentos teóricos e técnicos por meio desse tipo de ensino. Novas ferramentas surgem como opção para quem procura encurtar distância na hora de aprender. Um exemplo é a Dreamshaper, plataforma online que possui dois objetivos: o desenvolvimento de habilidades sócio emocionais e o ensino de técnicas empreendedoras. Criada em Portugal, a iniciativa está disponível no Ceará e oferece uma forma prática de elaborar o "projeto dos seus sonhos". A ferramenta capacita estudantes por meio de experiências empreendedoras e viabiliza o desenvolvimento de projetos práticos com o apoio de professores de diversas disciplina, de forma lúdica e interativa. No Brasil, a ferramenta tem mais de 6.000 usuários. Na Região Nordeste, há 229 cadastros oriundos, principalmente, de Pernambuco, Ceará e Bahia.
Sentido
"O aluno investiga, aprende e interage com a ferramenta a cada momento com o objetivo de continuar a progredir num sonho ou projeto seu, e isso é motivante. Afinal, aprender é motivante, desde que vejamos sempre um sentido nisso", diz o CEO da plataforma Dreamshaper, Miguel Queimado, também tutor.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é um dos parceiros da ferramenta. A instituição, que há anos oferece diversas modalidades de qualificação em todo o País, realizou, entre janeiro e julho, no Ceará, 3.102 matrículas em cursos a distância. As aulas ofertadas são segmentadas de acordo com os interessados. Então, há curso com conteúdos relacionados a empreendedorismo, plano de negócios e sobre como se tornar microempreendedor.
Também destaque na oferta de cursos, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) forma milhares de alunos por ano. Em 2014, a instituição realizou 8.382 matrículas em cursos gratuitos nas áreas de competências transversais (aquisição de conhecimentos além das habilidades técnicas para que o profissional se torne competitivo no mercado). Neste ano, até julho, foram 4.785 matrículas na mesma modalidade.
A instituição oferta curso técnicos e de qualificação profissional nas áreas de Gestão, assim como nos setores Automotivo, Educação Ambiental, Tecnologia da Informação e Comunicação. Conforme pesquisa da organização, com levantamento entre 2012 e 2014, o Senai acompanhou cerca de 141 mil pessoas, dentre elas 6.190 concluintes, 3.874 egressos e 304 supervisores de empresas no Ceará.
A flexibilidade de locais e horários é o diferencial apontado pelo gerente do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) do Senai, Francisco Sales Brandão, que acrescenta: "Citem-se como outras vantagens a flexibilidade no ritmo de aprendizagem do aluno, respeitando os prazos máximos e mínimos definidos nos projetos educacionais, redução de custos com deslocamento, otimização do tempo, eliminação de barreiras geográficas".
Já a professora pedagoga Marileda Ferreira acredita que o ensino propicia maturidade por meio do aprendizado pessoal. "O ensino a distância veio para contribuir com a melhoria de vários aspectos das modalidades de ensino básico. Desde às universidades, formações continuadas de profissionais, cursos diversos, palestras, porque atinge um contingente amplo de pessoas, devido ao desenvolvimento de novas tecnologias de informática, telecomunicações etc".
Fique por dentro
Modalidade de ensino data de 1728
Embora essa modalidade de ensino pareça novidade, a história revela que ainda em 1728 a Gazeta de Boston ofereceu material para tutoria por meio de correspondência. Depois, outras iniciativas a passaram a ocorrer através de meios de comunicação como o rádio e a TV em diferentes países do mundo.
No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LCB) reconheceu a educação a distância no ano de 1996, após uma série de discussões em todos os níveis de ensino, marcada especialmente pela criação, em 2005, da Universidade Aberta do Brasil. A instituição integrou cursos, pesquisas e programas de educação superior a distância.
Mais informações
Sites para acessar os cursos e aulas:
Senai/CE - www.senai-ce.org.br
DreamShaper - www.dreamshaper.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário