Seja bem vindo...

Páginas

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Manifestações pelo País não têm incidentes

São Paulo/ Rio de Janeiro. As manifestações contra o governo federal em várias capitais ontem não registraram incidentes graves. Os atos ocorreram com tranquilidade e reuniram pessoas que foram às ruas com camisetas da Seleção Brasileira, cartazes com diversos pleitos e bandeiras do Brasil.A manifestação na Avenida Paulista, na região central de São Paulo, começou ao meio-dia e foi a mais movimentada do País. O senador José Serra (PSDB-SP) chegou ao local por volta das 16 horas e deu uma volta em torno do carro de som do movimento "Vem Pra Rua". Foi muito assediado e teve o nome conclamado pelos ativistas.

"A manifestação é uma demonstração de impaciência. As pessoas ficam muito contentes de me ver aqui. Quase a totalidade são meus eleitores. A manifestação é pacífica, sem governo ou sindicato por trás. Nas manifestações antigas, eu me lembro, tinha governo, sindicato, patrocínio. Hoje, não tem. Não tem partido. É um imenso grau de espontaneidade", exaltou.
Ambos os sentidos da Avenida Paulista foram fechados para os manifestantes. O ato reuniu pessoas de diferentes perfis e faixas etárias. Eram famílias com crianças, casais e grupos de amigos que criticavam a situação política e econômica do País.
No Rio de Janeiro, em cartazes ou discursos nos carros de som, a sigla TCU (Tribunal de Contas da União) prevaleceu nos protestos na praia de Copacabana, na zona sul da cidade. Os manifestantes argumentavam que o caminho para o impeachment será pavimentado pelo TCU, que atualmente analisa supostas irregularidades nas contas da gestão da presidente Dilma Rousseff no ano de 2014.
A Polícia Militar (PM) decidiu não divulgar estimativa de público. Entre os organizadores, não houve consenso sobre o número de pessoas. Dois grupos, "União Contra a Corrupção" e "Vem Pra Rua", calcularam que 100 mil participaram da mobilização.
Outras regiões
Em Salvador, não só os petistas foram alvos dos protestos que ocorreram no Farol da Barra. Os baianos também criticaram o PSDB e citaram o "cartel do metrô" em São Paulo. Já em Recife, a organização do movimento "Vem Pra Rua" calculou em 50 mil o número de manifestantes. Parlamentares e militantes de partidos políticos de oposição à presidente Dilma participaram da manifestação.
Na Região Norte, sob um calor de 36º C, cerca de 6,8 mil manifestantes, segundo a PM, pediram o impeachment da presidente ou a intervenção militar, em Manaus. Eles se reuniram na Avenida Eduardo Ribeiro.
Depois de São Paulo, que respondeu por 57% do cômputo total, o maior público de manifestantes do País foi registrado em Curitiba: na capital da Operação Lava-Jato, a PM estimou 60 mil participantes. O temor do governo de que o número crescesse no Nordeste, onde o PT obtém votação maciça, não se verificou. Tirando das contas Recife, onde não houve medição da PM, os totais da região caíram ontem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário