Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Governo não vai dividir 1ª parcela

Brasília. Após anunciar que a primeira parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas seria paga em duas vezes, o Palácio do Planalto decidiu, na noite de ontem, que fará o pagamento integral da primeira parte do salário. Dessa forma, o adiantamento de 50% será pago em setembro, enquanto a outra metade será liberada em novembro, como acontece costumeiramente. A decisão foi comunicada por meio de nota.

O adiantamento integral da primeira parcela havia sido suspenso pelo Ministério da Fazenda devido à falta de recursos em caixa. Mesmo sem ser obrigatória, a antecipação do benefício ocorria há nove anos. A decisão de segurar o adiantamento causou polêmica, o que levou o Executivo a rever a determinação.
Decisões
No sábado (22), o governo havia anunciado que os aposentados e pensionistas iriam receber 25% do adiantamento em setembro, outros 25% em outubro, e os 50% restantes em novembro. O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi) entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para obrigar o governo federal a antecipar a primeira parcela do 13º salário da categoria.
No Estado
O Ceará concentra cerca de 1,1 milhão de beneficiários do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), que serão afetados pela decisão. Desde 2006, antecipação do 13º salário costumava ser paga em agosto, de acordo com o Sindnapi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário