Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Festival de Teatro de Rua recebe artistas estrangeiros

Aracati. Cerca de 200 artistas populares do Brasil e de países da África, Argentina e Chile ocuparão as ruas, praças e monumentos históricos desta cidade do Litoral Leste cearense, distante 150km de Fortaleza, no XI Festival Internacional de Teatro de Rua do Aracati (Festmar), que será realizado no período de 12 a 15 de agosto. São exibidos 24 espetáculos em praça pública que envolve teatro de rua e apresentações circenses.
Durante os quatro dias, a cidade, que é patrimônio histórico nacional, se transformará na capital internacional do teatro de rua, reunindo um público médio de 1200 pessoas por apresentação. Um dos principais objetivos é levar o acesso à cultura e para todas as camadas sociais, ocupando lugares de grande circulação de pessoas.
Três décadas
O evento, que ocorre ano após ano apenas em Aracati, é uma realização do Instituto Aracupira de Cultura Brasileira (IACB), o mesmo que mantém as atividades do Grupo Teatro Frente Jovem, que completou no último dia 15 de março 30 anos de atividades ininterruptas.
Os eventos são direcionados para todas as idades e classes sociais, desde espetáculos circenses, comédia, clown, teatro de rua. A Comissão Organizadora do XI Festmar é composta pelo acadêmico de turismo e Produtor Cultural Teobaldo Silva, pelo dramaturgo Xico Isidoro e pelo Professor Tinoco Luna, idealizador do projeto.
A abertura oficial acontece na quarta-feira, dia 12, com presenças de autoridades e, em seguida teremos as apresentações. É aguardada a presença do Secretário estadual da Cultura Guilherme Sampaio.
Na quinta-feira, os eventos começam bem cedo, já a partir das 7h30min. Todos os artistas se exibirão em uma tenta de circo montado na praça da Coluna, no Centro de Aracati. Ainda na quinta-feira, pela manhã, vai acontecer o cortejo com todos os artistas caracterizados pelo Centro da Cidade até a praça da coluna. No local teremos dois espetáculos. Os shows à tarde têm início às 17h.
Turismo
Segundo Teobaldo, o evento envolve todo o trade turístico de hotéis, pousadas, restaurantes, taxistas, vendedores ambulantes e bugueiros de Aracati. Além disso, há uma grande troca de experiência cultural entre os grupos vindos de várias regiões e países. "O Festmar é o único festival que todos os atores ficam diariamente convivendo entre si, o que permite a troca de experiências. Cada região tem sua formar de se expressar, e também a cultura. É um aprendizado muito grande que eles têm um com o outro", ressaltou.
Internacional
O Festival foi realizado pela primeira vez em 1989, a partir de uma ideia do professor e ativista cultural Tinoco Luna. No início, era municipal. Passou para um nível estadual; depois, se tornou nacional e hoje é um evento internacional, sendo considerado um dos maiores do mundo no gênero teatro de rua.
Nesta XI edição, o Festmar está inserido nas comemorações dos 30 anos do Grupo Teatral Frente Jovem, movimento pioneiro das artes contemporâneas do Aracati e uma das marcas da resistência da cultura popular brasileira.
O Projeto tem patrocínio do Governo do Estado do Ceará, através da Secult, apoio cultural da Prefeitura de Aracati, através da Secretaria de Turismo e Cultura, do Theatro José de Alencar e do Diário do Nordeste.
Mais informações:
XI Festmar - Festival Internacional de Teatro de Rua do Aracati
De 12 a 15 de agosto
Local: Praça da Coluna, Centro, Aracati

Nenhum comentário:

Postar um comentário