Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Começa hoje a Semana do Município de Russas

Russas. No próximo dia 6 de Agosto este município completará 214 anos de emancipação política e os festejos em comemoração à data têm início já nesta quarta-feira. A programação, que se estenderá até a próxima terça-feira, dia 11, conta com uma agenda inaugurações, assinaturas de ordens de serviço, competições esportivas, apresentações culturais e shows musicais. Quem se apresenta hoje na Praça do Estudante é a banda Solteirões do Forró.

Segundo o prefeito, Weber Araújo, foi feito um esforço para a realização das festas, devido à forte crise que atinge o País e tem comprometido os recursos do Município. Ainda de acordo com ele, a prioridade tem sido manter os salários em dia. A Semana do Município de Russas (Semur), em comemoração ao aniversário da cidade, integra o calendário oficial, juntamente com o carnaval fora de época que acontecerá no próximo mês de novembro.
A programação de shows musicais está concentrada em dois dias, hoje, quarta-feira, véspera de feriado e amanhã, com a apresentação de Solteirões do Forró. Antes disso haverá o concurso Miss Russas 2015, a partir das 20h. Amanhã, dia 6, haverá apresentação do Ballet da Secretaria de Cultura, a partir das 20h. Seguindo com apresentação da Banda de Música e show pirotécnico. A banda Forró do Balançado abrirá o show de Dorgival Dantas, que encerrará a programação musical do evento.
No fim de semana, os esportes radicais entram em cena, com o "Brothers Bike Adventure", na 3ª Etapa do Vale Extreme Circuito de Mountain Bike, que será realizado no domingo, no Parque Araibu, a partir das 7h. Já às 14h ocorre Desafio Nordeste de Motocross no Circuito Wilson Lucena e show da banda Forró da Pegada. O evento chega à sua 20ª edição reunindo os melhores pilotos da região. A programação completa se encontra no site oficial do município (www.Russas.Ce.Gov.Br).
Conhecida como "A Capital do Vale", a região onde se encontra a cidade começou a ser colonizada por volta de 1690, porém houve muita resistência dos povos indígenas. Diante disso foi erguida a primeira fortificação militar no sertão cearense, o Forte Real de São Francisco Xavier da Ribeira do Jaguaribe, demarcando oficialmente o início da povoação europeia em Russas.
Distante a 165Km da Capital e localizado na mesorregião do Jaguaribe, microrregião do Baixo Jaguaribe, o município possui 74.243 habitantes, segundo dados de 2014 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Referente aos indicadores de desenvolvimento, Russas está em 12º lugar no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), em parceria com a Fundação João Pinheiro (FJPF) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Os dados são dos estudos de 2010.
Economicamente o município viveu a "época de ouro" da laranja e do algodão, culturas hoje praticamente inexistentes devido às pragas, exceto a laranja, pois a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), junto à gestão do município está implantando, desde 2012, um projeto para a revitalização da citricultura.
A produção de telha colonial e tijolos é uma das maiores no Estado, com vendas para o Norte e Nordeste. A veia industrial também se fortalece com várias empresas de calçados e componentes, que juntas empregam mais de cinco mil pessoas. A fruticultura irrigada se mantém firme com a produção de culturas perenes, mesmo com a restrição de utilização da água, em decorrência da seca. Empregos foram perdidos no último ano, porém irrigantes aguardam tempos de chuvas melhores para voltarem a crescer.
Ellen Freitas
Colaboradora

Nenhum comentário:

Postar um comentário