Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

CE tem média de 289 crimes por dia

No mês de julho, a cada dia, em média, o Ceará registrou 289 furtos ou Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) - roubos. Um total de 8.981 ocorrências durante o mês. Os dados, que desde abril de 2014 não eram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), voltaram a ser publicados, ontem, pela Pasta. Dentre as 18 Áreas Integradas de Segurança (AIS) no Ceará, Fortaleza concentrou 58% dos crimes.
A publicação das informações evidenciou, novamente, o cenário de insegurança no Estado. Durante o mês de julho, foram contabilizados 4.800 roubos de diversos tipos, o que representa 53% das ocorrências. Somente na Capital, a cada 24h, em média, 102 crimes do tipo foram praticados.
As quintas-feiras foram os dias que mais concentram roubos, com 17% do total, sendo o horário entre 18h e 23h59 o mais passível da prática de CVP, com o registro de 33,1% de delitos do tipo, conforme dados da SSPDS.
Embora em quantidade menor que os roubos, o número de furtos - quando bens são subtraídos sem uso da violência - também é elevado. No mês passado, foram 4.181 crimes do tipo. As manhãs, no horário 6h às 11h59, e as quartas-feiras contabilizaram o maior número de furtos, concentrando 33,7% e 16% de delitos, respectivamente.
Dentre as 18 AIS que envolvem os 184 municípios do Estado, a AIS I, localizada em Fortaleza que engloba, dentre outros, os bairros Jardim Guanabara, Vila Velha, Centro, Pirambu, Barra do Ceará, Parque Araxá e Antônio Bezerra, concentrou o maior número de roubos (735) e furtos (509). Os dados, segundo a SSPDS, têm como base os registros feitos em Boletins de Ocorrência, em Termos Circunstanciados de Ocorrência e em Inquéritos Policiais.
Dados
No último levantamento, referente a março de 2014, divulgado pela secretaria estadual, o número de roubos no Estado era de 2.468, sendo 1.595 na cidade de Fortaleza. Já a quantidade de furtos era 4.946, dos quais 2.632 foram na Capital.
A ausência da divulgação das estatísticas desse tipo de crimes, durante 15 meses, segundo a SSPDS, foi justamente devido à realização de uma mudança do Sistema de Informações Policiais (SIP) "de um ambiente cliente/servidor para uma plataforma web", destinada a dar precisão a informações publicizadas.
O secretário adjunto da SSPDS, coronel Lauro Prado, admite ser elevado o número de roubos e furtos registrados em julho, mas garante que já "há um direcionamento para redução desses crimes". Ações voltadas, sobretudo, para o patrulhamento de transporte coletivo, em que, segundo ele, há grande registro tanto de roubos, como de furtos, já estão em curso. "Estamos fazendo abordagens nas paradas de ônibus e topiques e em táxis. Tanto na Capital como no Interior, inclusive com ações da Polícia Rodoviária Estadual e do Departamento Estadual de Trânsito", garante o coronel.
O secretário também acrescenta que ações específicas traçadas dentro do Programa Ceará Pacífico - lançado na última sexta-feira (7) pelo governador Camilo Santana- estão sendo direcionadas para conter esses delitos na AIS I, com reforço do policiamento e da Guarda Municipal, principalmente no Centro da Capital.
Questionado se a exemplo do que ocorre, hoje, com os Crimes Violentos Letais (CVLIs) - homicídios, latrocínios e roubos seguidos de morte - há alguma meta estabelecida para redução dos roubos e furtos no Estado, o coronel Lauro Prado informou que a meta a ser trabalhada ainda está sendo discutida pelo Governo. Isto porque, segundo ele, quando a meta de redução de 6% dos CVLIs foi estabelecida, a gestão passada também preconizou a queda de 20% dos crimes de roubos e furtos, porém "havia problemas na captação precisa de estatísticas que gerava uma diferença entre o que estava sendo contabilizado e o que era vivenciado na prática nas ruas", explica o coronel. A estimativa é que a nova meta de redução dos roubos e furtos comece a vigorar em janeiro de 2016, acrescenta o gestor estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário