Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Futebol e dor de garganta: o excesso de gritos dos torcedores pode causar danos às cordas vocais

Os cuidados com a saúde da voz são extremamente importantes, pois caso haja algum trauma e ele não seja tratado adequadamente, o dano paras as cordas vocais pode prejudicar o bom funcionamento do aparelho fonador.
“Nos estádios, os torcedores extravasam, principalmente na hora do gol, mas é preciso tomar alguns cuidados para que a comemoração e o incentivo não se tornem adversários, já que as cordas vocais sofrem com o grande esforço. 

Elas são submetidas repentinamente, causando inflamação nessa região e, nos casos mais graves, até nódulos”, explica a gerente médica do Aché, a Dra. Talita Poli Biason.
Pequenos cuidados diários com a saúde vocal podem ser fundamentais para evitar maiores problemas. De acordo com a médica, atitudes rotineiras simples são importantes para manter a saúde da voz como, por exemplo, beber bastante líquido e evitar o cigarro.
Confira abaixo algumas dicas para manter a saúde vocal:
- Nos jogos é difícil controlar os ânimos. Mas é importante compreender que o grito, a fala em excesso e até mesmo o sussurro podem prejudicar a voz. O ideal é falar normalmente, sem fazer um esforço para um tom mais alto ou mais baixo;
- Bocejar também ajuda no relaxamento das pregas vocais, facilita a voz e auxilia a diminuir tensões.;
- Beba bastante líquido, sobretudo, água. Isso ajuda na hidratação do corpo todo e com isso das cordas vocais, que passam a vibrar livremente; 
- O ato de pigarrear também é outro fator que pode provocar lesões na garganta e que precisa ter sua causa verificada. Os principais agentes causadores do pigarro são o cigarro, as alergias respiratórias e a desidratação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário