Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Cuidado com sites falsos de instalação do WhatsApp

Pesquisadores da Kaspersky Lab revelam mais um golpe relacionado ao WhatsApp no Brasil. Os cibercriminosos criam sites falsos que dizem levar à instalação do aplicativo, mas levam à instalação de código malicioso. Embora ataques como este não sejam novidade, os bandidos os estão aprimorando, investindo agora também no page-ranking dos sites falsos, ou seja, na classificação que estes têm em buscadores como o Google


Ao fazer com que a página falsa apareça logo nos primeiros resultados, os golpistas acabam aumentando o número de vítimas. “Os criminosos têm caprichado no visual das páginas, tornando-as cada dia mais convincentes para os leigos. Por isso, é importante sempre buscar as páginas e lojas oficias ao fazer download de programas e aplicativos. Tomando este cuidado, o usuário dimui bastante as chances de instalar alguma praga em seu dispositivo”, alerta Fabio Assolini, Analista Sênior de Segurança da Kaspersky Lab. Os domínios são diversos, como ‘baixar-whatsapp-gratis.com’ e ‘baixarwhatsapp.com.br’. Ao entrar em uma das páginas falsas e clicar no link para download, o usuário acaba instalando em seu dispositivo um código malicioso que pode fazer cobranças indevidas ou instalar no sistema outras aplicações sem o seu consentimento.
Quando o acesso é feito a partir de um smartphone, as páginas falsas oferecem o instalador de um trojan chamado SMS Gol. A família de trojans SMS usa uma plataforma de monetização legítima chamada PayGol, que paga por instalações ou envio de SMS. A praga usa a plataforma de maneira maliciosa, instalando aplicações que serão usadas em modo pay-per-install – em que o usuário paga pela instalação – ou cobrarão por serviços Premium, em ambos os casos sem o consentimento da vítima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário