Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 19 de junho de 2015

WhatsApp não é tão seguro, diz pesquisa

Com oitocentos milhões de usuários no mundo e mais de 50 milhões no Brasil, o WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular no País e um dos que mais crescem. Sua evolução em termos de segurança, porém, ainda deixa a desejar. Um levantamento feito pela organização de liberdade civil na internet Electronic Frontier Foundation (EFF) mostra que o app ainda é vulnerável quando o assunto é privacidade dos usuários. A plataforma e mais outras 23 empresas foram avaliadas em itens como transparência no relacionamento com governos e políticas claras de armazenamento de dados.

Nas cinco principais categorias, o WhatsApp só ficou bem avaliado em uma, a que garante acesso remoto ao sistema do aplicativo. A EFF observou no relatório que deu um ano de prazo para a adaptação da ferramenta, mas que nenhuma das melhores práticas foram adotadas. Ainda segundo o documento, o WhatsApp só possui crédito pelo fato de o Facebook, seu dono, ter uma política clara de oposição a brechas para expor dados de usuários. Em 2014, o aplicativo iniciou um processo de criptografar as mensagens de quem o usa, mas a ação não foi considerada pela EFF.
O WhatsApp é mal avaliado pelos seguintes motivos: não adotar boas práticas de segurança, não publicar relatórios de transparência ou uma posição definida sobre solicitação judicial de dados, aviso aos usuários sobre pedidos de dados pessoais feitos por governos, a não publicação de informações sobre política de armazenamento de dados. De todas as empresas, a que empata com o WhatsApp em mau desempenho é a AT&T, que foi bem avaliada apenas no quesito melhores práticas. Já as empresas Apple, Adobe, Dropbox, Yahoo, Wikimedia, WordPress.com e Credo Mobile atingiram o maior nível de desempenho atendendo a todos os principais pontos. Google, Facebook, Twitter e Microsoft, perderam em alguns pontos entre 2013 e 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário