Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Trio de arbitragem paraguaio é afastado da Copa América após escutas suspeitas de 2013

A suspeita de que os árbitros assistentes Rodney Aquino e Carlos Cáceres possam ter participado de esquema de manipulação de resultado em jogo do Corinthians na Libertadores de 2013 fez com que o trio de arbitragem paraguaio que participa da Copa América, e trabalhou no jogo da seleção brasileira contra a Venezuela, no último domingo (21), esteja provisoriamente afastado da competição.
O árbitro Enrique Cáceres e os dois auxiliares já não haviam sido escalados para os jogos das quartas de final, que serão realizados de quarta (24) a sábado (27). Enrique, porém, não está envolvido na polêmica revelada nesta semana.

A comissão de arbitragem não pretende mais escalá-los no torneio mesmo se o Paraguai for eliminado pelo Brasil no sábado (27), o que abriria a possibilidade de usá-los sem conflito com partidas da seleção do seu país.
Revelação de escutas levou a suspeitas
Os assistentes Aquino e Carlos Cáceres são pivôs em suspeita de esquema de manipulação de resultados, escancarada em conversas telefônicas divulgadas pela TV argentina no domingo, envolvendo o ex-presidente da Associação do Futebol Argentino (AFA), Julio Grondona, morto em 2014.
Grondona insinua que o árbitro paraguaio Carlos Amarilla teria ajudado o Boca Juniors contra o Corinthians, em jogo pelas oitavas de final da Libertadores. Amarilla falhou em pelo menos três lances -dois gols mal anulados e um pênalti não marcado, todos contra o time brasileiro. O 1 a 1 eliminou o Corinthians.
Aquino e Cáceres eram os auxiliares naquela noite. Amarilla nega as acusações, mas foi afastado pela Federação Paraguaia de jogos do torneio local, assim como Aquino e Cáceres, que ainda não se manifestaram sobre o assunto.
Outro pivô das denúncias, o argentino Angel Gnecco, representante da AFA na Conmebol que teria pedido Amarilla no jogo do Boca contra o Corinthians, está no Chile participando da competição e das escolhas dos árbitros.
Ele foi o assessor dos árbitros paraguaios na partida entre Brasil 2 x 1 Venezuela, no sábado, cargo que normalmente tem a missão de avaliar a atuação do trio e fazer um relatório para a Conmebol. Gnecco também deve ficar fora dos jogos finais da competição.
Arbitragem definida para quartas de final
Para a partida entre Brasil e Paraguai, sábado em Concepción, pela Copa América, a comissão de arbitragem escolheu o uruguaio Andrés Cunha.
O brasileiro Sandro Meira Ricci será o ábitro de Chile x Uruguai em Santiago, nesta quarta (24). O colombiano Wilmar Rodán comanda Peru x Bolívia, quinta (25), em Temuco, e o mexicano Roberto Garcia Orozco será o árbitro de Argentina x Colômbia, sexta (26), em Viña del Mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário