Seja bem vindo...

Páginas

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Teatro Máquina realiza excursão poética pelo sertão

“Sete Estrelas do Grande Carro” é o nome do projeto que vai levar o grupo Teatro Máquina a uma deriva poética pelo semiárido nordestino, atravessando três estados durante o período de um mês, a partir de quarta-feira (17).  Contemplado pelo edital Rumos Itaú Cultural 2013-2014, sua proposta está centrada nas provocações que cada região visitada pode trazer aos artistas envolvidos, proporcionando uma forma específica de experimento poético.

No mapa dessa busca por encontros, histórias, imagens paisagens e descobertas, o Teatro Máquina tem já marcados três pontos: Sertão dos Inhamuns (Ceará), Parque Nacional Serra da Capivara (Piauí) e Raso da Catarina (Bahia), regiões que abrigam os municípios historicamente mais assolados pela seca. Na sua justificativa pela escolha do recorte geográfico, o grupo argumenta que essa imersão ali dá vazão ao desejo de busca por compreender, mais profundamente, uma paisagem e um fenômeno social-geográfico que os funda como nordestinos, acreditando que esse contato tem potencial para reinventá-los como artistas.
Antes de iniciar a deriva e imersão pelo percurso, houve uma etapa preparatória, que o grupo chama de Preparando a Mochila. Essa etapa contou com artistas colaboradores da fotografia (Tiago Santana), do audiovisual (Alexandre Veras), da dramaturgia do corpo (Thereza Rocha) e da performance (Yuri Firmeza). Ainda colaboraram com suas pesquisas para o projeto o economista Valfrido Salmito e a professora Lourdes Macena.
Após a viagem, o grupo vai fazer uma seleção dos registros e organizar a publicação deles em um livro. Além dos registros em textos e fotos feitos por Ana Luiza Rios, Fran Teixeira, Marcio Medeiros, Loreta Dialla e Levy Mota, que compõem hoje o Teatro Máquina, o Grande Carro ainda convida para a viagem pelas Sete Estrelas o cineasta Leonardo Mouramateus e o músico Ayrton Pessoa Bob.
Mais informações
Projeto “Sete Estrelas do Grande Carro”, do Teatro Máquina. Entre 17 de junho e 15 de julho de 2015, no Sertão dos Inhamuns (CE), na Serra da Capivara(PI) e no Raso da Catarina (BA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário