Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Tarifa da energia deve subir 43,4%

Brasília. Apontados como os principais vilões da inflação no curto prazo, os preços administrados devem ter alta de 13,7% em 2015 no cenário de mercado e no de referência. A estimativa foi apresentada ontem (24) pelo Banco Central por meio do Relatório Trimestral de Inflação RTI). A previsão do RTI anterior, de março, era de 11,0%, também para ambos os cenários.
Para chegar a esses porcentuais, o BC considerou a hipótese de variação de 9,3% do preço da gasolina em 2015 ante 9,1% da ata do último Comitê de Política Monetária (Copom) e de 8,4% do RTI passado. 

Em relação aos reajustes das tarifas de energia elétrica, o BC projeta uma variação de 43,3% para 2015 ante alta de 38,3% do RTI de março. Da mesma forma, o BC levou em conta a estimativa de alta do preço do botijão de gás para 4,3% este ano ante 3,0% da ata e de 1,2% do RTI passado.
No caso de tarifas de telefonia fixa, a estimativa era de -4,1% no RTI de março, de -4,4% da ata passada e agora está em 3% no documento divulgado hoje.
A atualização do Relatório para os preços administrados em 2016 mostra que o Banco Central espera um avanço desse conjunto de itens de 5,3% tanto no cenário de mercado quanto no de referência. Em ambos casos, a estimativa anterior da autoridade monetária no RTI era de uma alta de 5,3%.
Ajuste da inflação
O diretor de Política Econômica do Banco Central, Luiz Pereira Awazu da Silva, disse que a inflação do setor de serviços ainda mostra uma relativa resiliência. Ele mencionou ser uma característica da economia brasileira a indexação de preços. "Ainda existem riscos por conta de como a nossa economia faz indexação e reposições salariais acima da produtividade", disse.
Ele afirmou ainda que, quando se olha os componentes da inflação em 12 meses, é visto um efeito desse reajuste dos preços, em particular, dos administrados. Por isso, para Awazu, a política monetária deve contribuir para a consolidação de um ambiente macroeconômico favorável em horizontes mais longos.
Ele reiterou que, no regime de metas de inflação, a orientação das decisões se dá de acordo com base na análise de cenários alternativos para a evolução das principais variáveis que determinam a dinâmica de preços.

2 comentários:

  1. Nos estamos chegando bem perto da era em que todos teram que ter sua fonte de energia gerada em casa.seja pelo ar ou pelo sol

    ResponderExcluir
  2. Nos estamos chegando bem perto da era em que todos teram que ter sua fonte de energia gerada em casa.seja pelo ar ou pelo sol

    ResponderExcluir