Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 2 de junho de 2015

Saúde do deputado é crítica, dizem os colegas

O deputado estadual Welington Landim (PROS) continua internado em estado grave, desde o último domingo, no Hospital São Mateus, em Fortaleza, vítima de complicações em decorrência de uma meningite bacteriana. No início da noite de ontem foram feitos procedimentos para testar se os órgãos vitais do parlamentar, especialmente a cabeça, reagiriam sem o coma induzido. Os médicos não arriscavam qualquer prognóstico, embora sempre enfatizassem que era muito crítico o estado de saúde do paciente.

Landim, que tem 59 anos, foi encontrado desmaiado na cozinha do seu apartamento, em Fortaleza, por um dos filhos, Guilherme, médico e prefeito de Brejo Santo. Ele tem quatro filhos e é casado com Gislaine Sampaio Landim, que também foi deputada estadual. No domingo à tarde foi constatado que o deputado estava com infecção generalizada e confirmado o diagnóstico de meningite bacteriana.
A medicação dada no domingo não deu boas respostas. Ontem à tarde os médicos descobriram o tipo de bactéria e a aplicaram nova medicação. Não houve resposta imediata e a equipe resolveu adotar outros procedimentos para ter ciência se os órgãos vitais do paciente responderiam sem o coma induzido.
Foram muitas as informações sobre a morte encefálica do deputado. Até o início da noite, os médicos não confirmavam morte, mas reiteravam a gravidade da situação, aguardando o tempo suficiente para os efeitos das últimas providências. Não foi divulgado boletim médico até o fechamento desta página.
Na última semana, o deputado estava gripado e se queixava de dores no ouvido e febre, sintomas da meningite bacteriana, a versão mais agressiva da doença, cuja taxa de mortalidade é maior entre crianças e pessoas com mais de 50 anos. Na sexta-feira, ele não compareceu à sessão ordinária da Assembleia Legislativa devido aos incômodos que sentiu na semana.
Um dos quadros mais experientes da Assembleia Legislativa cearense, Welington Landim cumpre o quinto mandato na Casa e chegou a ser prefeito do Município de Brejo Santo, cargo hoje ocupado pelo filho, o médico Guilherme Landim (PROS). Ele é formado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Três dos seus quatro filhos também são médicos, além de um advogado.
Mandatos
Desde 1994, Welington Landim vinha sendo reeleito para a Assembleia Legislativa, chegando até a ser presidente da Casa, no biênio 1999/2000, e reeleito para os dois anos seguintes. O único hiato no Parlamento estadual foi a eleição de 2002, quando foi candidato a governador pelo PSB, ficando em quarto lugar na disputa, com 240 mil votos. A mulher, Gislaine, no mesmo pleito, foi eleita deputada. Até a eleição seguinte foi Coordenador Regional da Funasa no Ceará.
Nos últimos anos, o deputado dedicou sua atuação à gestão de recursos hídricos e às questões de convivência com o semiárido. No ano passado, Landim foi relator da comissão especial do Legislativo estadual para acompanhar os efeitos da seca no Ceará. No início deste ano, o parlamentar articulou o retorno do colegiado, mas não obteve êxito.
Em 2013, Welington Landim foi escolhido presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a Telefonia Móvel, requerida por ele. Trabalhando em parceria com integrantes do Ministério Público Federal, o trabalho resultou em ação na qual foi solicitada às operadoras telefônicas a suspensão da venda de novos chips.
Até setembro de 2013, o deputado Welington Landim era filiado ao PSB. Faltando um ano para o pleito de 2014, ele migrou para o PROS, seguindo o grupo ligado ao ex-governador Cid Gomes, que se indispôs com o líder maior do partido, Eduardo Campos, morto em agosto do ano passado. Na ocasião, Landim lamentou a saída do PSB, com o qual dizia ter afinidade. Justificou, entretanto, que a ida para o PROS seria questão de sobrevivência política.
Estava marcada para o dia 10 de junho, na Assembleia Legislativa, homenagem aos municípios de Brejo Santo (cujo prefeito é Guilherme Landim, filho de Welington); Lucas do Rio Verde, de Mato Grosso; Sapiranga, no Rio Grande do Sul; e Cerquilho, de São Paulo, vencedores do prêmio Prefeito Nota 10, promovido pelo Instituto Alfa e Beto (IAB), ONG dedicada a ações de melhoria da educação.
O parlamentar cearense concentra força política na região do Cariri, especialmente em Brejo Santo, sua cidade natal, onde conquistou, nas últimas eleições, mais de 15 mil votos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário