Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Pontal de Maceió: cenário de paz

Belo, paradisíaco e com paisagens inesquecíveis. Assim são os 15 quilômetros de praias, tranquilos e praticamente intocados, que separam a Barra do Rio Jaguaribe - que divide o Fortim e Canoa Quebrada - e a Barra do Rio Pirangi - na divisa com Parajuru. Batizado de Pontal de Maceió, este pedacinho do litoral do Ceará, pouco explorado por cearenses e por quem vem de fora, é uma joia rara, exuberante, escondida entre famosos cartões-postais do Estado, e que não se encontra em qualquer lugar do País.

A apenas quatro quilômetros do centro da cidade de Fortim, a praia ainda mantém o seu charme, longe do desenvolvimento turístico de massa, sendo um atrativo a mais para visitá-la. Para se ter uma ideia, o ritmo das idas e vindas das jangadas, trazendo peixes e lagostas do alto mar, segue dando vida ao lugar, repleto de boas energias, ar puro e dotado de um povo atencioso e acolhedor.
Na maré baixa, vale caminhar até a Praia das Agulhas, na direção da foz do rio Pirangi. Neste trecho, de paisagem ainda selvagem, a beleza é tanta que dificilmente não se suspira. Aproveite a extensa e praticamente deserta faixa de areia para momentos de contemplação e relaxamento, na certeza de que Deus existe e de que o paraíso é ali. Se quiser estender o percurso, buggys e cavalos levam até a Barra do Pirangi. Por lá, pode-se comer ostras ou um churrasco de peixe e aprender a pesca artesanal com tarrafas, com a ajuda dos pescadores. Estes passeios podem ser contratados na pequena vila ou organizados por hotéis e pousadas.
Já no caminho oposto, rumo ao rio Jaguaribe, a caminhada leva a descobrir cavernas naturais, formada pelas falésias, na Praia do Forte. Lá do alto, o encontro do rio com o mar rende um visual incrível, com uma vista impressionante de toda a orla. O contraste do vermelho do farol com o azul profundo do céu e do mar e o branco e vermelho das areias fazem a festa de qualquer fotógrafo. E para os amantes dos esportes náuticos, é o melhor ponto para a prática de kitesurfe na região.
Boa mesa
Bateu a fome? De volta à aldeia de pescadores, tradicionais barracas com vista para as piscinas naturais que se formam quando a maré baixa - com direito ao colorido das jangadas repousando sobre as areias - oferecem o melhor da culinária regional. Não deixe de saborear uma deliciosa moqueca de arraia, bolinhos de queijo ou um bom peixe frito.
E quando o sol se põe, a pedida é dar uma volta pela praça da Igreja. Locais como o Café das Artes ou o Boteco do Fabrício são espaços para uma boa conversa e mais alguns drinks. Se gosta de levar para casa peças de artesanato, nas redondezas encontra-se a Chitas, lojinha onde pode-se adquirir almofadas e sacolas coloridas confeccionadas com chita. Tem também o ateliê do Rômulo, artesão que esbanja criatividade ao transformar cabaças, pedaços de bambu e búzios em bonitas luminárias.
Estada de charme
Embora Pontal de Maceió tenha como marca registrada a simplicidade, não é por isso que deixe a desejar a quem busca uma pitada a mais de conforto e charme. Hospedar-se no hotel Vila das Artes ou no recém-inaugurado Pausa é o indicado. Construído com madeiras nobres e elementos regionais, o primeiro oferece ampla área verde, com duas convidativas piscinas e privilegiada vista para o mar. Dispõe de apartamentos no estilo bangalô com todas as facilidades modernas e elegante decoração. Para relaxar oferece um SPA completo e seu restaurante conta com um cardápio contemporâneo. Já o segundo tem uma pegada mais descontraída, mas não menos confortável. O bom gosto e o colorido da decoração e área da piscina, com um agradável restaurante e lounge se destacam.
Anchieta Dantas Jr.

Editor



Nenhum comentário:

Postar um comentário