Seja bem vindo...

Páginas

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Parte do saldo poderá ser aplicado em fundo

Parte do dinheiro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que hoje rende 3% mais Taxa Referencial (TR), poderá ser aplicada num fundo, o FIC FI-FGTS, que está em fase de regulamentação na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A proposta, que também terá que ser aprovada pelo Congresso Nacional e ir à sanção presidencial antes de entrar em vigor, deve permitir que o trabalhador invista até 30% do saldo do seu FGTS em cotas do fundo de investimentos (FIC), elevando assim o rendimento do dinheiro aplicado.


A criação do fundo, foi autorizada pelo Conselho Curador do FGTS na semana passada, como forma de compensar a bancada dos trabalhadores e dos patrões à liberação dos R$ 10 bilhões do FI-FGTS ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A nova aplicação faz parte do FI-FGTS, fundo que usa recursos do FGTS para investir em projetos de infraestrutura e é administrado pela Caixa Econômica Federal. O FI-FGTS oferece rentabilidade - e risco - maior que o FGTS. O FI-FGTS não pode investir em bancos comerciais, públicos ou privados, nem no BNDES. Hoje, o trabalhador também não pode investir diretamente no FI-FGTS. Por isso, as alterações estão sendo estruturadas.
Positivo
O economista Sérgio Melo diz que tudo leva a crer que a falta de recursos do governo federal é a razão para a criação deste fundo de investimento. “Muito provavelmente, as condições devem indicar melhor remuneração para quem optar por esse investimento vis-a-vis manter os recursos no FGTS”, comenta. 

Observa, porém, que essa maior remuneração deve ser acompanhada por um risco que ainda não está definido. “O ideal é que, na pior hipótese, o trabalhador tivesse no mínimo a remuneração de 3% mais TR como tem no FGTS”, considera. Ele acrescenta que só vale a pena se houver essa garantia de rendimento mínimo, como é atualmente no FGTS.

Para o economista-chefe da Austin Rating, Alex Agostini, o governo perdeu a credibilidade com a questão do uso do FGTS para compra de ações da Petrobras. “Não sei se o governo vai ter sucesso com esse fundo na captação de recursos. Porém, é uma rentabilidade muito boa considerando apenas os 3% do FGTS”, analisa. Adianta que esse fundo deverá pagar algo ao redor de 7,8% quando incluir a TR.

Agostini destaca que, diferente das ações, esse fundo protege o capital principal do investidor, nesse caso, do trabalhador brasileiro, o que bom.
Contrato
“Precisa apenas verificar se há prazo de carência para o saque. Ou seja, se o trabalhador tem que deixar no mínimo 30 dias em caso de rescisão de contrato de trabalho. Mas, sem dúvida alguma é uma excelente alternativa, pois deixar parado no FGTS é perder dinheiro, uma vez que o rendimento não cobre nem a inflação, que neste ano deverá chegar a 8,2%. (com agências)

Números

30 porcento do saldo do FGTS poderá ser aplicado

Saiba mais

Em agosto de 2000 o governo abriu a possibilidade do trabalhador aplicar parte do saldo do FGTS no Fundo Mútuos de Privatização (FMP) que tinha ações da Petrobras e Vale
Entre os dias 10/07/2000 e 31/07/2000, o trabalhador pôde sacar até 50% do seu FGTS e se tornar sócio da Petrobras. Para tanto foram criados os Fundos Mútuos de Privatização (FMP) do FGTS-Petrobras, através das instituições financeiras
Rentabilidade acumulada de fundos mútuos de privatização supera as do FGTS no mesmo período

Serviço

Mais informações sobre o FGTS no site

http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2015/06/01/noticiasjornaleconomia,3446750/parte-do-saldo-podera-ser-aplicado-em-fundo.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário