Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Morre, aos 95 anos, a irmã Elisabeth Silveira

A manhã desta sexta feira começou pesarosa no Colégio da Imaculada Conceição, nesta nesta sexta-feira (5). Faleceu aos 95 anos, por volta das 7 horas da manhã, a irmã Elisabeth Silveira, ex-diretora e ex-professora da escola. No local, foi declarado luto de dois dias e as atividades foram suspensas.
De acordo com o professor de história Joelcio Alves, que trabalha na instituição há 24 anos, a educadora foi internada na UTI da Gastroclínica, na Capital, no final de abril deste ano com pneumonia. O professor afirma que ela sempre teve problemas respiratórios e a saúde frágil e sofria de asma.

Ele conta ainda que a ex-diretora havia tido uma melhora e já respirava sem aparelhos. A casa dela, dentro das estruturas da escola, estava sendo preparada para recebê-la, e foi montada até uma UTI móvel para que ela pudesse retornar ao lar. Mas não teve jeito, e ela faleceu nesta manhã por conta de uma hemorragia interna e uma parada cardiorrespiratoria.
Nesta sexta (5), por volta das 11 horas da manhã acontece o velório da irmã Elisabeth na Capela do Pequeno Grande (Av. Santos Dumont, 55 - Centro). No sábado (6), às 8 horas da manhã, haverá a missa de corpo presente, seguida do sepultamento, que acontece no Cemitério São João Batista  (Rua Padre Mororó, s/n - Centro).
Trajetória
Nascida em 11 de abril de 1920 e vinda do município de Pacoti para estudar em Fortaleza, Maria José Bastos Silveira foi aluna do colégio da Imaculada Conceição. A partir de então, inicia a sua trajetória na instituição, tendo permanecido na escola, após formar-se como professora em 1937, até os dias atuais, salvo período em que participou da secretaria da Congregação das Filhas da Caridade, em Paris, a partir de 1944.
Passou a chamar-se Elisabeth quando virou freira, já que na época, abdicar do nome significava um símbolo de humildade. Elisabeth era um nome comum na congregação, ainda  segundo o professor Joelcio Alves.
Irmã Elisabeth ocupou durante três mandatos seguidos o cargo de diretora, mas recentemente atuava como vice-diretora, além de ensinar português e francês. Era amiga de personalidades como Rachel de Queiroz e Adísia Sá, também ex-alunas do Imaculada Conceição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário