Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Enem 2015 tem queda de inscritos

Brasília O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou queda de cerca de um milhão de inscritos neste ano. Para o exame de 2015 foram 8,4 milhões de inscritos - no ano passado foram 9,519 milhões. A redução, segundo o Ministério da Educação (MEC), se deve às novas regras de inibir faltosos.
O número de inscritos no Ceará também apresentou queda em relação ao exame anterior. Neste ano, 486.678 se inscreveram no certame. Já em 2014, foram registrados 596.568 candidatos, segundo o MEC.

A partir deste ano, aqueles candidatos que faltarem ao exame só poderão se inscrever novamente mediante pagamento da inscrição, mesmo que se encaixem nos perfis de isenção. De acordo com o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, o grupo que mais registrou queda de inscritos foi o daqueles que têm direito à isenção da taxa.
"A redução mais significativa é daqueles que se declaram carentes. A principal hipótese é de que reduziu o número daqueles que não estavam convictos de que prestariam o exame neste ano, mas não queriam perder a isenção nos próximos anos. Vamos ter essa confirmação em outubro", disse Ribeiro.
Segundo o ministro, a intenção com as novas regras não era "economizar dinheiro", mas garantir que o exame seja realmente prestado. "O aluno pode prestar dez vezes o Enem e conseguir a isenção, o que importa é que ele venha. O que estamos fazendo é sancionar quem desperdiça recurso público", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário