O Dia dos Namorados, comemorado no próximo dia 12 de junho,
costuma ser de grande importância para a movimentação do comércio. Neste ano,
no entanto, os floricultores não veem a data com empolgação. No Ceará, o setor
tem enfrentado grandes dificuldades provenientes da seca, que afeta diretamente
o cultivo de flores. A situação é agravada, ainda, pela crise econômica no
País, que tem reprimido os gastos da população.
Márcio Maradona, gerente-geral da Reijers, empresa de cultivo de
flores do Estado, acredita que apesar do longo período de estiagem que tem
impactado o setor de floricultura, a maior dificuldade tem sido a queda da
demanda por esses produtos, sobretudo devido ao momento de recessão econômica.
"A situação está mais complicada no mercado do que na
fazenda, porque nós conseguimos utilizar algumas estratégias para que a falta
de água não prejudique o cultivo, mas já o mercado não está conseguindo
absorver a produção". A construção de poços profundos e a captação da água
da chuva são alguns recursos utilizados pelo setor para amenizar o efeito da
estiagem e manter a produção estável. Já Gabriela Selbach, diretora comercial
da CeaRosa, que também atua no cultivo de flores na cidade de São Benedito, conta
que o volume de rosas que serão direcionadas ao mercado para o Dia dos
Namorados provavelmente não superará o que foi fornecido para o Dia das Mães.
Um dos fatores que levará a isso será o ciclo de crescimento das
flores, que segundo Gabriela, demora de 45 a 50 dias, intervalo maior que o
período entre o Dia das Mães e o Dia dos Namorados. "Não seria possível
produzir em grande quantidade para as duas datas comemorativas, então optamos
por priorizar o Dia das Mães", afirmou ela. Além disso, para a diretora
comercial, as pessoas estão acreditando cada vez menos na data. "Talvez
esteja faltando romantismo", disse.
Varejo
Os lojistas do varejo, todavia, parecem estar mais otimistas com a
data comemorativa. Roberto Ito, gerente da floricultura Tomoe, espera superar
as vendas do ano passado, que já foi 8% maior que em 2013. Tatiana Bezerra de
Menezes, que recentemente montou a boutique de flores Luxo Natural, também
estima que o Dia dos Namorados seja um sucesso para seu negócio. "Acredito
que a mídia digital está estimulando essa cultura de dar flores de presente.
Está em alta essa vontade de aproximar-se da natureza", destaca.
Iniciativa
Nos últimos 10 anos, a produção cearense de flores teve um elevado
crescimento, principalmente devido ao programa de estímulo "Flores do
Ceará" criado pelo governo que, além de incentivar os produtores locais,
tem desenvolvido toda a cadeia de plantas e flores na região.
"Antigamente, eu precisava importar quase 70% das flores de
outros estados, como Pernambuco, São Paulo e Minas Gerais. Hoje, é praticamente
o contrário, importo cerca de 30%", afirma Roberto Ito.
Consumidores
Mesmo com as perspectivas pouco otimistas por parte dos
fabricantes, há aqueles que garantem que comprarão rosas para suas namoradas no
dia 12. O administrador Daniel Aguiar, por exemplo, costuma comprar flores em
ocasiões especiais. "Querendo ou não, é um símbolo romântico, feminino,
que traz um pouco de sentimento", diz ele. Já o engenheiro Felipe Ribeiro
também afirma usar a flor como um diferencial. "É interessante para
acompanhar outro presente, para dar um charme", ressalta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário