Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Duas mortes e 11 casos de meningite neste ano

Até ontem, o Ceará confirmou 11 casos de meningite meningocócica em 2015, dois deles resultando em morte. O número já se aproxima do registrado em 2014, quando, no ano inteiro, 15 pessoas foram diagnosticadas com a doença, de acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa-CE). Em relação ao ano passado, a meningite foi percebida nove vezes na Capital e seis no Interior.
Os índices, contudo, vêm diminuindo no Ceará. O último pico da enfermidade aconteceu em 2012, quando 86 casos foram diagnosticados. No ano seguinte, o número de ocorrências caiu para 47.

A meningite é considerada uma doença endêmica no Estado, ou seja, registros são esperados ao longo de todo o ano, com surtos e epidemias ocasionais, ainda que haja períodos de menor incidência. Dessa forma, o alerta para o diagnóstico é constante, conforme explica o infectologista e professor de Medicina da Universidade Federal do Ceará, Anastácio Queiroz. "Embora os casos de meningite estejam menores, é uma doença que exige preocupação contínua, por conta da gravidade e, no caso do tipo meningocócica, pela alta possibilidade de transmissão de uma pessoa para outra".
A meningite meningocócica é a que mais pode causar danos, incluindo o óbito. Provocada principalmente por uma bactéria, conhecida como meningococo, o agente etiológico pode ser transmitido pelas vias respiratórias. Há ainda a possibilidade de ser causada por pneumococos, o mesmo da pneumonia, ou hemófilos, causadores de diversas outras infecções. O quadro mais grave ocorre quando a bactéria se instala nas leptomeninges, um grupo de membranas que revestem o sistema nervoso central, o que inclui o encéfalo e a medula espinhal.
Também existem casos em que vírus são os responsáveis pelo processo inflamatório das meninges, representando, contudo, quadros mais brandos da doença.
Sintomas
Os sintomas mais característicos incluem febre alta, rigidez no pescoço, vômitos em jato e dores de cabeça intensas e incessantes. O diagnóstico ágil é necessário para impedir que outras pessoas que convivem com o infectado também possam desenvolver a doença, caso tenham sido contaminadas, como explica Anastácio Queiroz.
"Infelizmente, é uma doença que se transmite de pessoa para pessoa e a grande importância do diagnóstico é a facilidade de prevenir. E é uma doença muito grave, por meio da qual as pessoas vão a óbito mesmo com diagnóstico confirmado. Apesar do número de casos neste ano ser pequeno, é importante manter o alerta, pois é uma patologia que está presente aqui no Ceará e em outros locais", aponta o especialista.
Casos
Devido à maior incidência de meningite ser entre crianças menores de 5 anos de idade, chamaram atenção, no último mês de abril, cinco pessoas encarceradas na Cadeia Pública de Aquiraz, identificadas com a doença.
Em maio, dois internos da Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II), em Itaitinga, morreram por conta da enfermidade, mesmo após darem entrada no Hospital São José com os sintomas.
Na ocasião, todos os presidiários da vivência D, onde os detentos estavam, receberam medicação preventiva enviada pela Secretaria da Saúde do Estado, a partir da identificação do primeiro caso. O bloqueio epidemiológico foi realizado em todos os agentes penitenciários e demais funcionários da unidade prisional.
Além disso, a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado chegou a suspender todas as visitas durante um fim de semana, para evitar o contato dos familiares com possíveis agentes causadores da doença.
Ranniery Melo

Repórter



Nenhum comentário:

Postar um comentário